Prova Amarela - Questão 23

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.



A chuva é o fenômeno natural responsável pela manutenção dos níveis adequados de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse fenômeno, assim como todo o ciclo hidrológico, depende muito da energia solar. Dos processos numerados no diagrama, aquele que se relaciona mais diretamente com o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas é o de número

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.

Gabarito: E

Resolução:

a) (falso) – Incorreta, pois se trata da primeira fração de energia solar bloqueada através da atmosfera.

b) (falso) – Incorreta, pois representa o percentual de energia absorvida pela atmosfera.

c) (falso) – Incorreta, visto que indica o percentual de energia absorvido por elementos que compõem o meio atmosférico.

d) (falso) – Incorreta, pois representa a energia liberada e circulante no sistema atmosférico.

A correta: e) Correto, pois é a única alternativa contendo elemento relacionado ao mecanismo de evaporação (vapor d’água), através da absorção de energia solar para promover a passagem da água no estado líquido (contida no reservatório de uma usina hidroelétrica) para o estado de vapor d’água emitido na atmosfera.

Questão anterior --- Próxima questão