Prova Amarela - Questão 20

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991.

A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema.

Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.

GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações).

De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro

a) é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, conseqüentemente, para a evolução delas.

b) trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu.

c) causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas.

d) introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná-Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais.

e) motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado.

Gabarito: E

Resolução:

a) (falso) – O despejo da água de lastro pode ocasionar malefícios ao invés de benefícios, provocando competição entre espécies nativas e espécies introduzidas, podendo causar desequilíbrio ecológico.
b) (falso) – O mexilhão passou a compor a fauna aquática, e não a flora aquática.
c) (falso) – O mexilhão causa problemas de manutenção (interrupção causada pela proliferação), e não de fornecimento de água que passa pelas turbinas (o volume de água permanece constante).
d) (falso) – A espécie exógena não foi contida por ação biológica (por predadores). Porém a população exógena passou a ser controlada através da aplicação de uma técnica paliativa, empregando-se substâncias químicas (gás cloro).

A correta: e) Esta alternativa esta de acordo com o texto, pois afirma que para conter a proliferação de mexilhões, foi utilizado um agente químico, reduzindo a taxa reprodutiva destes animais (controle populacional), reduzindo os prejuízos da usina.

Questão anterior --- Próxima Questão