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Redação Enem 2010

Enem

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COMENTÁRIO DA REDAÇÃO:


A Prova de Redação de ENEM 2010 não trouxe nenhuma inovação nem quanto ao gênero textual exigido (o dissertativo), nem quanto ao tipo de tema proposto (assunto de cunho social sobre o qual se exige uma reflexão com caráter cidadão). Também como nos anos anteriores, o recorte temático foi explicitamente dado em forma de frase (“O trabalho na construção da dignidade humana”). O tamanho da coletânea também se manteve semelhante ao dos anos anteriores.

O primeiro trecho fazia menção à existência, ainda hoje, mesmo depois de séculos do fim da escravidão no Brasil, de trabalho degradante, humilhante, cerceador da liberdade do trabalhador e ceifador da dignidade humana. Dessa forma, o aluno que fizesse uma boa leitura desse excerto seria levado à reflexão de que esse tipo de trabalho não pode mais ser tolerado, devendo ser radicalmente extirpado no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo, pois, como a própria frase temática indiciou, o trabalho deve ser voltado para a construção de valores positivos no e para o homem, sendo intoleráveis todos e quaisquer fatores degradantes. Na construção da argumentação, base do texto dissertativo, o aluno poderia associar a necessidade de se erradicar o trabalho indigno com a exigência de ações efetivas por parte do poder público (punições, fiscalizações, incentivo à oferta de novos empregos) e de toda a sociedade (denúncias, cobranças).

Se a primeira parte da coletânea lembrava o quão desqualificante e desqualificador pode ser o trabalho, o segundo trecho à disposição do aluno se referia às mudanças pelas quais está passando o trabalho e tratava de que exigências recairão sobre o profissional do futuro. Todas as mudanças indicadas são – e serão – positivas ao agregarem às qualidades de um bom profissional quesitos como a busca da qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente. Sendo assim, com a leitura do segundo excerto da coletânea, o aluno perceberia que o trabalho transcenderá o caráter individual ao chegar à esfera do coletivo.

E, ao se chegar à coletividade, unem-se as pontas de um ciclo: o individual-coletivo. O candidato que percebesse essa relação teria em mãos boas chances para efetuar um bom trabalho temático argumentativo, com reflexões sociais e cidadãs, bem “à moda” do ENEM.

Por Oficina do Estudante

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