Enem 2016: confira a análise dos professores sobre o exame

Temas que mais caíram, estrutura das provas e dificuldade dos assuntos foram comentados.
Em 09/11/2016 18h27 , atualizado em 10/11/2016 14h13 Por Lorraine Vilela Campos

Enem
Enem
Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Realizado no último fim de semana, 5 e 6 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 exigiu muita leitura e interpretação dos mais de 5,6 milhões de participantes nas 190 questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação. 

Confira o gabarito oficial do Enem

Com abordagem inserida em episódios do cotidiano, como a utilização da Química e da Física no dia a dia, por exemplo, assim como a análise de impactos ambientais e temas ligados à ecologia, o Enem exige do participante um conhecimento básico dos conteúdos abordados nas escolas e também um repertório adquirido por meio de leitura e observação dos acontecimentos atuais. 

Os professores do Brasil Escola trazem para você uma análise sobre o Enem 2016. Confira os assuntos que mais caíram nas provas de cada disciplina e a forma como foram abordadas. 

Ciências Humanas

Nesta edição, as habilidades de interpretação dos participantes foram testadas já nas primeiras questões de Geografia. A professora Amarolina Ribeiro destaca a valorização que o Enem dá para a capacidade de análise dos assuntos propostos. Sobre o conteúdo, ela ressalta que nenhuma área específica da disciplina se sobressaiu em relação às outras e que a quantidade de material visual, como charges, mapas, imagens e gráficos foi menor neste ano. 

Já a parte de História abordou temas clássicos e também atuais. Segundo o professor Cláudio Fernandes, foi possível encontrar perguntas sobre a República Velha, a Era Vargas e a América Colonial até assuntos em destaque como os refugiados na Europa e as questões de gênero. Desde o ano passado, o Ministério da Educação (MEC) passou a exigir a presença de temáticas ligadas à África e isso esteve presente no Enem 2016, assim como a figura do índio na construção da identidade brasileira. 

Sobre a estrutura das questões de História, Cláudio ressalta que o Inep continua mesclando trechos de livros e documentos históricos com cartazes, fotos, charges e histórias em quadrinhos, unindo fontes textuais e visuais. O professor destaca a importância de estar atento à linguagem e saber interpretá-la, citando a abordagem do tema da Revolução Iraniana de 1979, o qual apareceu na prova em um trecho de "Persépolis", da quadrinista iraniana Marjane Satrapi.

Persépolis aborda a Revolução Iraniana de 1979

Ciências da Natureza

Ecologia foi a área da Biologia mais abordada no Enem, seguindo o que já havia sido adotado nas edições anteriores do exame. De acordo com a professora Vanessa Sardinha, o exame exige do participante conhecimento básico e muita interpretação. "Na questão que abordava o papel da predação na densidade e tamanho de presas, por exemplo, o aluno deveria analisar criteriosamente e atentamente a tabela", destaca. Outros assuntos presentes foram citologia, botânica, imunologia e fisiologia. 

Questão aborda tema ligado à Ecologia

A prova de Física abordou bastante a parte de ondulatória, totalizando quatro questões. O professor Joab Silas chama a atenção para a necessidade de compreensão de alguns conteúdos para a resolução das provas, como foi o caso das perguntas que exigiram o conhecimento prévio do Efeito Doppler. Outros temas que estiveram presentes no Enem 2016 foram mecânica, termologia e eletricidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitos estudantes consideraram a prova de Química difícil. De acordo com o professor Diogo Dias, o Enem 2016 exigiu mais conhecimento do aluno se comparado à outras edições. A abordagem foi abrangente, mas destacaram-se os conteúdos de Química Geral, como forças intermoleculares, separação de misturas, solubilidade de sais rendimento e excesso em reações químicas; Físico-química com ênfase em concentração comum, datação do carbono, lei de Hess e potencial das pilhas, além da Orgânica, com foco em funções orgânicas, reações de substituição e estereoisomeria. 

Matemática

Até mesmo na mãe de todas as exatas, a Matemática, a interpretação é algo bastante cobrado do estudante. Segundo o professor Luiz Moreira, os textos utilizados foram curtos e o nível de dificuldade das questões permaneceu o mesmo das edições passadas. No entanto, o Enem 2016 cobrou resoluções mais curtas, mas sem deixar de lado a exigência habitual. 

Prova explorou o uso de gráficos na Matemática

Luiz chama a atenção para a presença constante da regra de três nesta edição. De acordo com o professor, 11 questões poderiam ser resolvidas apenas com o método, enquanto outras oito tinham sua presença indiretamente. Em relação aos temas, os mais presentes foram o tratamento da informação, assunto que exige que o participante saiba lidar com gráfico e tabelas; razão e proporção, além de geometria plana, espacial e analítica. 

Linguagens e Códigos

Os gêneros textuais dominaram a prova de Português do Enem 2016. A professora Luciana Araújo citou a presença de Poemas, Letra de música, Crônicas, Peças Teatrais, Resenha crítica, Entrevistas, Contos e Minicontos, Campanhas publicitárias, Fotografia, Piada, Diário, Receita, Verbete, Artigo de Opinião, Pintura e trecho de Romance. 

Luciana destacou que o grande volume de textos do Enem exige do participante o conhecimento sobre elementos gramaticais responsáveis pelos efeitos de sentido e a função social dos gêneros discursivos e seus meios de circulação na sociedade, no qual ela cita como exemplo o jornal impresso (tecnologias de comunicação). 

Redação

A tão temida Redação trouxe um tema atual e que precisa ser discutido: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". O comentário do Colégio Oficina do Estudante, parceiro do Brasil Escola na correção do Enem, mostra que a coletânea de apoio, assim como o próprio tema, já davam a abertura para o estudante dissertar sobre o motivo de existir a intolerância religiosa no país e, depois, apresentar a solução do problema com a proposta de intervenção baseada nos conceitos de Direitos Humanos. 


Relacionados

Enem
Enem 2016: Inep nega vazamento e fala sobre semelhança do tema da redação
Em comunicado, Inep afirma que não houve vazamento da redação e que a semelhança dos temas foi apenas uma coincidência.
Notícias
Enem
Enem 2016: PF deflagra operações para reprimir fraudes
A PF, com o auxílio do MPF e do Inep, deflagrou as Operações Embuste e Jogo Limpo para reprimir fraudes no Enem 2016. São 50 mandados em oito estados.
Notícias
Enem
Enem 2016: segunda aplicação termina sem ocorrências graves
A segunda aplicação do Enem 2016 aconteceu neste fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro,e registrou abstenção de 39,68% no 1º dia e 41,42% no 2º.
Notícias
Enem
Gabarito do Enem 2016 já está disponível para consulta
O Gabarito do Enem 2016 já está disponível para consulta. Provas foram aplicadas em 5 e 6 de novembro. Resultado será publicado em 19 de janeiro.
Notícias
Enem
Justiça nega pedido de anulação da redação do Enem 2016
A Justiça Federal rejeitou na tarde de ontem, 9 de novembro, o pedido do MPF/CE para anulação da prova de redação do Enem 2016, aplicada no último dia 6.
Notícias
Enem
Resultado do Enem 2016 será divulgado no dia 19 de janeiro
O Inep informou que o resultado da edição 2016 do Enem será disponibilizado em 19 de janeiro de 2017 para todos os participantes.
Notícias
Enem
Segunda aplicação do Enem 2016 começa hoje para mais de 270 mil candidatos
Começa hoje, 3 de dezembro, a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 para 277.622 estudantes.
Notícias