Problemática do lixo nas provas do Enem

A problemática do lixo nas provas do Enem é abordada de diferentes formas, como as destinações do lixo e os problemas ambientais causados pelo descarte incorreto.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

O acúmulo de lixo é um problema ambiental e também social
O acúmulo de lixo é um problema ambiental e também social
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nossa sociedade é marcada pelo intenso consumismo e a consequentemente formação de lixo de maneira exagerada. A grande produção de lixo está intimamente relacionada com o problema de descarte, que normalmente é feito de maneira incorreta, desencadeando problemas ambientais graves.

A questão do lixo é bastante atual e relevante, uma vez que vemos uma piora cada vez maior nesse quadro. Até o início do século passado, o que percebíamos era uma produção maior de lixo orgânico, que poderia ser descartado e rapidamente utilizado pelo ambiente, funcionando até mesmo como adubo. Entretanto, com o avanço das grandes cidades, o que percebemos é um aumento de outros tipos de lixo, como materiais de difícil degradação.

O problema do lixo é frequentemente abordado nas provas de Enem, merecendo destaque na hora de programar os estudos para a realização da prova. A seguir listaremos uns dos principais problemas gerados pelo lixo e como o tema foi abordado em anos anteriores.

Problemas causados pelo aumento do lixo

O lixo, quando não é descartado de maneira adequada, pode gerar problemas graves a toda a população. Sendo assim, é fundamental compreender os danos causados pelo acúmulo de lixo para entender por que se trata de um problema da sociedade moderna e a necessidade de se criar medidas que diminuam seu impacto.

Entre os principais problemas causados pelo acúmulo inadequado de lixo, podemos citar:

  • Contaminação de solo, ambiente aquático e ar: Ambientes contaminados afetam diretamente a sobrevivência de espécies que vivem no local e colocam em risco até mesmo a espécie humana. A contaminação por mercúrio, por exemplo, pode causar problemas no metabolismo, mutações, lesões neurológicas, cegueira e até mesmo a morte. O mercúrio pode ser encontrado em termômetros, pilhas, baterias, alguns produtos farmacêuticos, entre outros.

  • Entupimento de boeiros e desencadeamento de enchentes: O lixo pode acumular-se nas grandes cidades e levar ao entupimento de redes de drenagem. Com isso, aumentam-se os casos de enchentes, que causam grandes danos materiais e também podem ser responsáveis pela transmissão de doenças, como a leptospirose.

  • Aumento da proliferação de organismos transmissores de doenças: Muitos animais vetores de doenças podem utilizar o lixo como ambiente para seu desenvolvimento. Baratas, ratos e mosquitos são alguns importantes exemplos. Entre os mosquitos, destaca-se o Aedes aegypti, que se desenvolve em água parada, a qual pode estar presente em objetos descartados sem a devida atenção.

Como a problemática do lixo é abordada nas provas do Enem?

O lixo é abordado de diferentes formas nas provas do Enem, não estando restrito apenas às provas de Ciências da Natureza. Veja a seguir algumas questões das últimas provas de Enem e sua resolução.

(Enem 2014) O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado — apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto.

Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o

a) etanol, obtido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias.

b) gás natural, formado pela ação de fungos decompositores da matéria orgânica.

c) óleo de xisto, obtido pela decomposição da matéria orgânica pelas bactérias anaeróbias.

d) gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica.

e) gás liquefeito de petróleo, obtido pela decomposição de vegetais presentes nos restos de comida.

Resolução: Letra D. As bactérias anaeróbias, ao realizar o processo de decomposição da matéria orgânica, liberam no ambiente metano. Bactérias com essa capacidade são chamadas de bactérias metanogênicas.

(Enem 2012) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.

Um exemplo de reciclagem é a utilização de

a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.

b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.

d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.

e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

Resolução: Letra B. Quando falamos em reciclar, devemos ter em mente que esse processo é muito mais complexo do que apenas utilizar novamente uma embalagem (reutilização), por exemplo. Na reciclagem, ocorre um processamento a fim de que aquele produto torne-se matéria-prima para outro. Assim sendo, a reciclagem pode ser representada pela utilização de latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

(Enem 2011) Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.

Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é

a) aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.

b) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

c) aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo.

d) fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.

e) diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.

Resolução: Letra B. Para diminuir a poluição do ar, o uso de filtros é recomendado.

Agora que você já sabe como o tema lixo é abordado no Enem, não deixe de incluir esse tema em seus estudos! Boa prova!