Participantes rejeitam a aplicação do Enem 2017 em apenas um dia

Opinião foi dada na Consulta Pública. Exame será realizado em dois domingos consecutivos.
Em 09/03/2017 15h16 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado da Consulta Pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostrou que 63,7% dos mais de 600 mil participantes rejeitaram a proposta de aplicação das provas em apenas um dia. O dado foi divulgado no fim da manhã desta quinta-feira, 9 de março, em entrevista coletiva com o Ministério da Educação (MEC)

Confira o resultado da Consulta Pública

Enquete: Você concorda com a aplicação do Enem em dois domingos? Dê sua opinião!

A possível realização do exame em apenas um dia foi a primeira pergunta aplicada na Consulta Pública. As opções eram a manutenção do formato atual (em dois dias) ou a redução para apenas um. A maioria optou pelo modelo já adotado desde 2009. 


Maioria dos participantes optou pela aplicação em dois dias

No entanto, a principal mudança para o Enem 2017 está representada nas respostas do segundo item da pesquisa. A pergunta dava aos estudantes a opção de escolher entre três formatos para a aplicação do Enem em dois dias, sendo que a maioria (42,3%) optou pelas provas em dois domingos consecutivos. Em segundo ficou a possível aplicação em um domingo e uma segunda (34,1%), sendo este último dia considerado feriado escolar, enquanto o modelo atual (no mesmo fim de semana) foi a menos votada, com 23,6%.


Enem 2017 será aplicado em dois domingos seguidos, conforme escolheu a maioria dos participantes

Com a mudança, o Enem 2017 será aplicado em 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. De acordo com a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, o novo formato beneficia, ainda, os participantes sabatistas que não precisarão ficar mais isolados durante toda a tarde até a aplicação da prova. 

Formato Físico x Digital

O Inep cogitou a aplicação do Enem de forma digital, tema que foi abordado na última pergunta da Consulta Pública. No entanto, 70,1% dos participantes foi contra tal mudança, prevalencendo o modelo impresso da prova. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Maioria optou pela permanência do Enem em formato impresso

Apesar de continuar impresso, o Enem contará com uma novidade. Os cadernos serão personalizados para evitar erros na transcrição dos dados. Eles serão entregues com os cartões de respostas já identificados com o nome e número de inscrição do participante. Eles permanecem sendo de quatro modelos diferentes e com identificação por cores. 

Conteúdo

Desde 2009, quando o Enem passou pela reformulação que aumentou o número de questões, dividiu as provas em quatro áreas mais redação e separou o exame em dois dias, os participantes contavam com 45 questões de Ciências Humanas e 45 Ciências da Natureza no sábado, totalizando 4h30, enquanto o domingo trazia 45 perguntas de Matemática e outras 45 de Linguagens e Códigos, além da produção textual, sendo o tempo máximo de 5h30. 

O Enem 2017 mesclará as áreas do conhecimento. O primeiro domingo contará com 5h30 de duração e terá questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, assim como a Redação. Já o segundo trará as perguntas de Matemática e Ciências da Natureza, totalizando 4h30 para sua realização. 

Inscrições

As inscrições do Enem 2017 começam em 8 de maio e seguem até 19 do mesmo mês. O Edital está previsto para ser divulgado em abril. A autodeclaração de carência não valerá mais como critério para isenção, já que os participantes deverão estar no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e informar o Número de Identificação Social (NIS). A gratuidade permanece automática para concluintes do ensino médio de escolas públicas. 

Certificação

A certificação do ensino médio deixará de ser feita pela prova do Enem e passará a ser realizada pelo Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o qual será aplicado no segundo semestre deste ano, em parceria com estados e municípios. 


Relacionados

Aulas gratuitas para o Enem 2017 serão transmitidas de 6 a 9 de março
O Brasil Escola vai transmitir entre os dias 6 e 9 de março cinco videoaulas ao vivo e gratuitas para o Enem 2017.
Notícias
Campus Cascavel do IFPR oferece 110 vagas no Pré-Enem 2017
O Campus Cascavel do IFPR recebe, até 5 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo para ingresso no curso de formação inicial e continuada Pré-Enem 2017.
Notícias
Enem 2017 receberá inscrições entre os dias 8 e 19 de maio
Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, MEC e Inep anunciam resultado da consulta pública e datas do Enem 2017. Confira!
Notícias
Enem 2017: edital já está disponível
O Inep publicou nesta segunda-feira (10) o Edital com as informações do Enem 2017. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio.
Notícias
Estudantes aprovam a aplicação do Enem em dois domingos
Os estudantes aprovaram a mudança do Enem para dois domingos. A alteração já vale para 2017.
Notícias
Estão abertas as inscrições para o Enem 2017
As inscrições do Enem 2017 começam nesta segunda-feira (8). Estudantes terão até 19 de maio para a realização do cadastro. A taxa é de R$ 82.
Notícias
MEC oficializa mudanças para o Enem 2017
As mudanças valem para o Enem 2017 e são referentes ao processo de isenção e a certificação do ensino médio.
Notícias
Resultado do Enem 2016 para treineiros está disponível para consulta
O Inep divulgou na madrugada desta segunda-feira (20) as notas do Enem 2016 dos candidatos treineiros.
Notícias