Origem da vida no Enem

A dica de hoje volta-se para a Origem da vida no Enem e permitirá que você amplie seus conhecimentos sobre o tema e veja as maneiras como esse assunto já foi cobrado no exame
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Diversas teorias tentam explicar a origem da vida em nosso planeta.
Diversas teorias tentam explicar a origem da vida em nosso planeta.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O tema “origem da vida” até hoje intriga muitas pessoas. Durante toda a história, foram criadas várias hipóteses para explicar esse fenômeno. Algumas das teorias criadas foram logo abandonadas, outras, porém, são aceitas até os dias atuais. Na dica do Enem de hoje, relembraremos algumas das mais importantes teorias para o entendimento da origem da vida e analisaremos duas questões sobre o tema que foram abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio.

Uma das primeiras teorias a respeito da origem da vida foi a Teoria da Abiogênese, também conhecida como Geração Espontânea. Segundo essa hipótese, a vida surgia da matéria inanimada, ou seja, sem vida. Os apoiadores dessa teoria afirmavam, por exemplo, que a partir do lixo poderiam nascer moscas e que de uma camisa suja poderiam nascer ratos.

A teoria da biogênese, por sua vez, surgiu para desbancar a anterior e afirmava que uma vida só poderia nascer de uma vida já existente. Apesar de essa hipótese parecer bastante coerente atualmente, muitas pesquisas tiveram que ser realizadas para que ela fosse aceita.

O primeiro pesquisador que tentou demonstrar que a abiogênese estava incorreta foi Francesco Redi. Em seu conhecido experimento, ele colocou pedaços de carne em frascos, deixando alguns com a boca destampada e outros cobertos com uma gaze. Nos que ficaram abertos, com o tempo, surgiram larvas; nos demais, não.

Apesar de o experimento provar que as larvas não surgiam da carne, mas sim das moscas, o resultado não foi bem aceito. Alguns defensores da abiogênese afirmavam que, ao tampar o frasco, o princípio ativo que permitia a modificação era impedido de entrar. Dessa forma, outras pesquisas tiveram que ser realizadas para acabar com o mistério.
 
O experimento realizado por Spallanzani foi outro trabalho que ficou bastante conhecido. Ele preparou e ferveu caldos nutritivos, colocando-os em frascos que foram fechados com rolhas de cortiça e outros foram vedados no fogo. Naqueles vedados com fogo, não houve o surgimento de larvas.  Posteriormente o gargalo foi quebrado e as larvas surgiram.

Mesmo com esse experimento, os defensores da abiogênese não estavam satisfeitos com os resultados. Segundo eles, ao permitir a entrada de ar, o princípio ativo foi renovado e os micro-organismos puderam surgir.

Somente em 1860 a teoria da abiogênese foi derrubada. Esse feito foi conseguido com o experimento realizado por Louis Pasteur. Esse estudioso colocou caldos nutritivos em frascos de vidro e entortou seus gargalos no fogo. Estes adquiriram o formato de pescoço de cisne, permitindo, assim, a passagem do ar, mas não das impurezas. Como era de se imaginar, não surgiram larvas no caldo nutritivo, só após o gargalo ter sido quebrado.

Com a experiência de Pasteur, a abiogênese foi finalmente derrubada e ficou estabelecido que uma vida só pode surgir de uma preexistente. Porém, um mistério ainda ficava no ar: Como a primeira forma de vida surgiu?

Dentre as principais teorias que explicam a origem da vida, podemos citar a panspermia e a teoria de evolução química. A panspermia explica que a vida surgiu no nosso planeta através de moléculas vindas de outras partes do universo, que chegaram aqui através de cometas e outros corpos celestes.

Já a teoria da evolução química admite que a vida é resultado da combinação de compostos inorgânicos que se combinaram e formaram algumas moléculas orgânicas, tais como aminoácidos, bases nitrogenadas e ácidos graxos.  As moléculas orgânicas foram então se combinando, até que surgiram as primeiras partículas com algum tipo de metabolismo.

Agora que você relembrou um pouco sobre o tema, vamos analisar algumas questões que cobraram a Origem da Vida no Enem.

QUESTÃO DO ENEM 2000

O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

Analise cuidadosamente o gráfico acima
Analise cuidadosamente o gráfico acima

De acordo com o gráfico, é correto afirmar que: 

a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2. 
b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio. 
c) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável. 
d) desde o Pré-cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio. 
e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado. 

Resolução:
Através da análise do gráfico, é possível perceber que, quando a vida surgiu, ainda não existia oxigênio e que isso ocorreu há aproximadamente 3,1 bilhões de anos. Sendo assim, a resposta correta é letra a: as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2

QUESTÃO DO ENEM 2012

Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. 

Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
a) seres vivos podem ser criados em laboratório.
b) a vida se originou no planeta a partir de micro-organismos.
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo preexistente.
d) seres vermiformes e micro-organismos são evolutivamente aparentados.
e) vermes e micro-organismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.

Resolução:
Como vimos no decorrer do texto, os experimentos de Redi e Pasteur tentavam explicar que a vida não poderia surgir de matéria inanimada, e sim de uma forma de vida já existente. Sendo assim, a resposta correta é letra c:  o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo preexistente.

Para saber mais sobre o tema, clique nos links dispostos no texto!

Bons estudos e boa prova!