Onde posso usar minha nota do Enem 2018?

Saiba como entrar na faculdade ou conseguir bolsa de estudos com a nota do Enem 2018
Por Lorraine Vilela Campos

Enem 2018 pode ser uma forma de entrar na faculdade em 2019!
Enem 2018 pode ser uma forma de entrar na faculdade em 2019!
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) completa 20 anos em 2018. Desde sua criação, em 1998, muitas coisas mudaram nas provas e o exame passou a ser usado para várias funções na educação brasileira. Com isso, estudantes ficam com a seguinte dúvida: como usar minha nota do Enem?

Se você está no último ano do ensino médio ou já terminou os estudos e pretende fazer o Enem 2018, é importante saber como sua nota pode ser usada para entrar em uma faculdade, conseguir bolsas de estudos ou até mesmo estudar em outro país

Tópicos deste artigo

Entrar em uma faculdade pública

O Enem é a principal forma de entrar em uma universidade pública do Brasil. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma totalmente digital que utiliza as notas do Enem para selecionar candidatos para as vagas gratuitas em cursos superiores. 

Conheça mais sobre o SiSU

Se você deseja entrar em uma das universidades ou institutos federais desta lista, saiba que é preciso fazer o Enem 2018 e não zerar a redação. Após a divulgação do resultado do Enem 2018, o Ministério da Educação (MEC) abrirá as inscrições do SiSU 2019, provavelmente em janeiro do ano que vem. 

A inscrição no SiSU 2019 será feita com o número de inscrição do Enem 2018, CPF e a senha que você cadastrou para acessar suas notas. 

Saiba porque alguns cursos não estão no SiSU

Estudar de graça em faculdade particular

Se o seu sonho é conseguir uma bolsa de estudos, saiba que o Enem 2018 pode ser usado para estudar de graça em faculdades particulares. O MEC utilizará as notas do exame para selecionar candidatos pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019. 

Para concorrer às bolsas do ProUni 2019 você terá que conseguir uma média de 450 pontos no Enem 2018 (notas das provas objetivas + redação). 

Entenda como usar o Enem no ProUni

O ProUni tem bolsas integrais (100% da mensalidade), mas também oferece descontos de 50%. Para estudar de graça, o candidato precisa ter renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, enquanto o desconto parcial é para quem tem renda de até 3 salários mínimos por integrante da família. 

Financiar o curso

Outra forma de utilizar a nota do Enem é financiando as mensalidades do seu curso. Candidatos com média de 450 pontos no Enem (provas objetivas + redação) e que consigam pontuação acima de zero na redação podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 

Veja como usar o Enem no Fies

O Fies utiliza as notas do Enem a partir de 2010. Além disso, o MEC define critérios de renda para cada modalidade de financiamento. Em 2018, o financiamento passou a contar com a modalidade sem juros, chamada só de Fies, enquanto a modalidade com juros passou a ser conhecida como Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). 

Estudar em Portugal

Muitos estudantes sonham em estudar fora do Brasil e não sabem como ingressar nas universidades. Pensando nisso, universidades e institutos portugueses têm firmado acordos com o Ministério da Educação para a utilização do Enem como forma de ingresso de brasileiros. 

Saiba como estudar em Portugal com a nota do Enem

O uso da nota do Enem em instituições portuguesas substitui os processos seletivos tradicionais de Portugal, no caso das universidades em que existe o acordo com o MEC. No entanto, o aproveitamento do Enem não dá direito a bolsas de estudos. 

Estude para o Enem 2018!

Agora que você já sabe como poderá usar sua nota do Enem 2018, que tal se preparar para as provas? Veja as datas do Enem 2018 e saia na frente nos estudos!

O Brasil Escola traz para você artigos, dicas, videoaulas, simulado e toda a cobertura sobre o Enem 2018. Fique ligado (a)!