Não passei no SiSU, e agora?

Veja as possibilidades de acesso ao ensino superior para quem fez o Enem e não passou no SiSU
Por Silvia Tancredi

Há alternativas para quem não passou no SiSU
Há alternativas para quem não passou no SiSU
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já saiu, mas, você, estudante, não foi aprovado na lista de primeira chamada. Então, é momento de pensar em outras alternativas para ingressar no ensino superior.

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece vagas em instituições de ensino públicas de todo o país. O processo de seleção é disputado, uma vez que os estudantes são avaliados pelas notas do Enem.

Mas, calma, ainda não é momento de desistir do SiSU. Se você não foi selecionado para os cursos que escolheu em primeira e em segunda opção, você pode participar da lista de espera.

Essa lista oferece a oportunidade de manifestar interesse em uma das vagas que ainda não foram preenchidas.

Saiba mais sobre a lista de espera do SiSU

Agora, se você realmente não foi aprovado em todas as etapas posteriores ao resultado do SiSU, há outras opções para você tentar entrar em uma universidade. Veja abaixo:

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma opção para estudantes que não passaram no SiSU. Mas, para participar desse programa do MEC, o estudante necessariamente precisa ter baixa renda.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituilções de ensino particulares. Podem se inscrever todos os estudantes, mas há prioridade na oferta da vaga. Por exemplo, alunos da rede pública de ensino serão os primeiros a ser convocados e os que estudaram na rede particular, os últimos.

Confira como funciona o ProUni

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa do MEC que possibilita o ingresso a instituições de ensino superiores. Nesse caso, os estudantes são selecionados para financiamentos em universidades particulares.

No Fies, o aluno realiza o curso de graduação e, ao conclui-lo, deve pagar as parcelas. O valor dos juros varia conforme o caso no qual se encaixa o aluno.

Leia também: vale a pena fazer o Fies?

Vestibulares tradicionais

Muitas instituições de ensino públicas e particulares abrem inscrições para vestibulares ao longo do ano. Os prazos mudam de acordo com a instituição, mas geralmente os processos seletivos são realizados no meio e no fim do ano.

As principais instituições de ensino públicas de São Paulo, por exemplo, contam com vestibulares ao final de todos os anos. Entre as universidades estão:

  • Universidade de São Paulo (USP), cujo vestibular é organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)

  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

  • Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Fique ligado na agenda de vestibulares do Brasil Escola

Vestibulares via Enem

Se você fez o Enem, é interessante ficar atento a vestibulares que aceitam as notas do exame educacional, em vez de aplicarem provas. Os processos seletivo também são realizados ao longo do ano, em períodos diversos.

É importante destacar que algumas instituições de ensino exigem que os candidatos tenham tirado notas mínimas no Enem para poder concorrer às vagas.

Estudar em Portugal

Outra opção para quem fez o Enem e não passou no SiSU é usar as notas para estudar em uma instituição de ensino em Portugal. O MEC tem convênio com diversas universidades. Basta informar-se sobre os detalhes de cada processo seletivo.

Saiba como estudar em Portugal com o Enem

Cursinhos pré-vestibulares

Se você não passou no SiSU, mas quer tentar o processo seletivo no ano que vem, a dica é matricular-se em um cursinho. Há opções de turmais anuais (extensivas) e semestrais (intensivas) com aulas como foco direto no Enem.

Conheça cursinhos comunitários de todo o Brasil