Mitos e Verdades do Enem

Nem tudo o que se fala sobre o Enem é verdade. Algumas afirmações podem ser apenas mitos.
Por Lorraine Vilela Campos

Apenas caneta preta é aceita para preencher o cartão-resposta do Enem
Apenas caneta preta é aceita para preencher o cartão-resposta do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes. No entanto, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em 2009, tal prova tornou-se a porta de entrada de diversas universidades e institutos públicos, pois o processo seletivo é baseado exclusivamente em sua pontuação. 

O Enem é cada vez mais importante para a educação brasileira, pois além de ser o responsável pelo ingresso de grande parte dos estudantes em instituições públicas de nível superior é, ainda, requisito para a contemplação com bolsas de estudos e financiamentos, como é o caso do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Muitos informações equivocadas são propagadas sobre Enem todos os anos. O Brasil Escola traz algumas questões levantadas por diversos estudantes e esclarece quais são mito e quais são verdade. Confira!

- O Enem pode reprovar estudantes que tirarem nota baixa. 

Mito: O exame em si não é um processo seletivo, apesar de ser utilizado em alguns Vestibulares e no SiSU. Portanto, não há aprovados ou reprovados no Enem. No entanto, o resultado individual, que consiste no desempenho e nota do participante, pode ser consultado pelos participantes quando disponibilizados pelo MEC. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

- Meu lanche pode ser revistado pelo fiscal. 

Verdade: Não há mais a obrigatoriedade de levar alimentos em embalagens transparentes, mas o participante deve autorizar a revista do recipiente, em caso de necessidade. 

- Posso usar boné durante a prova do Enem.

Mito: O edital proibe o uso de artigos de chapelaria no Enem (boné, gorro, chapéu, boina). 

- Posso entrar no local de prova sem o cartão de confirmação impresso. 

Verdade: Levar o cartão de confirmação impresso não é obrigatório, mas o Inep recomenda que o estudante esteja com o documento para facilitar sua localização dentro da instituição e evitar atrasos. 

- Posso concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio pelo Enem.

Mito: O Enem não pode mais ser usado como forma de concluir os ensinos fundamental e médio. A prova para certificação é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

A confusão acontece pois entre os anos de 2009 e 2016 o Enem substituiu o Encceja na certificação do ensino médio, competência que retornou para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos em 2017. 

- O Enem substitui o vestibular em algumas universidades.

Verdade: A principal utilização do Enem como forma de ingresso é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o qual seleciona candidatos com base nas notas do exame. Algumas instituições públicas e particulares fazem, ainda, processos seletivos complementares com a pontuação do exame ou utilizam o Enem como parte da nota do vestibular. Veja como você pode utilizar sua nota do Enem.

- Se o participante esquecer de preencher a cor da prova, ele é eliminado do Enem.

Mito: De acordo com o Edital, só é eliminado o participante que esquecer de preencher a cor da prova e não transcrever a frase de identificação. Esquecer apenas um dos elementos não elimina o estudante. 

- É possível calcular a nota do Enem.

Mito: A pontuação do Enem é calculada pelo Inep com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que leva em conta fatores como o número de questões corretas, dificuldade das questões que o estudante acertou, consistência da resposta, entre outros. Saiba mais sobre a correção do Enem.

- Candidatos que acertam o mesmo número de questões recebem notas diferentes.

Verdade: Além dos fatores citados na questão acima, outros estão inclusos como o fato de que a pontuação de uma questão depende do número de participantes que fazem a escolha correta. Uma pergunta na qual poucos acertam vale mais pontos do que uma com mais acertos. 

- É proibido entrar na sala de provas com celular.

Mito: O estudante pode levar seu celular, mas o aparelho deve ser desligado e colocado em embalagem específica com lacre, a qual é oferecida pelo Inep. No entanto, o órgão não se responsabiliza por perda ou dano ao objeto. 

- O Inep fiscaliza as redes sociais para eliminar candidatos que postam fotos das provas ou do ambiente do Exame.

Verdade: O monitoramento é feito para evitar vazamentos de questões e eliminação de participantes que não cumprem as regras do Edital, já que alguns estudantes acabam fotografando e postando imagens das provas nas redes sociais, o que não é permitido pelo Inep.

- Posso usar qualquer caneta durante a prova.

Mito: O edital do Enem exige caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta. O cartão-resposta não pode ser preenchido com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira. 

- A redação do Enem não precisa de título.

Verdade: Não há eliminação caso o participante não coloque título na Redação. O texto deve ter 30 linhas. Se o estudante colocar título, ele fica com uma linha a menos para o restante da Redação. Confira dicas para uma boa Redação.

Assista às nossas videoaulas