MEC publica regras para ocupar vagas remanescentes do ProUni

Interessados poderão fazer novas inscrições para preencher as bolsas disponíveis.
Em 01/03/2014 11h24 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou no final da tarde de ontem, 28 de fevereiro, as regras para preenchimento das bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) a partir desta primeira edição de 2014. Agora os interessados deverão fazer uma nova inscrição online.

Quem se inscreveu em cursos com não formação de turma na seleção regular do ProUni podem se cadastrar, bem como aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 sem zerar a redação e com, no mínimo, 450 pontos na média das provas.

Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública também podem se inscrever. O professor que concorrer às bolsas para licenciatura não precisam comprovar renda, escola pública ou ter participado do Enem.

Inscrições

Em 10 de março as inscrições começaram para os professores e para os candidatos prejudicados pela não formação de turma. No dia 12 seguinte elas iniciam para os que fizeram o Enem a partir de 2010. O final do prazo será em 26 de março ou 27 de maio, de acordo com o item II deste Edital.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dois dias úteis após o dia da inscrição é o prazo que os candidatos terão para comprovar as informações na instituição em que desejam ingressar. A universidade, por sua vez, terá o dia útil seguinte ao final do prazo de comparecimento do candidato para registrar o resultado da comprovação das informações no Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni).

Se o estudante não comparecer para comprovar os dados ou a instituição não registrar o preenchimento da bolsa, a mesma volta a ser oferecida no sistema. Antes dessa nova regra as instituições de ensino participantes é que eram responsáveis por ocupar as bolsas de estudo ociosas.

Bolsas

Nesta última edição do programa foram oferecidas 191,6 mil bolsas de estudo para 25,9 mil cursos em 1.116 instituições de ensino superior, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais. As integrais são para alunos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo.

Já a renda para bolsa parcial (com 50% de desconto) é de até três salários mínimos por pessoa. Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800 616161, ou abrindo uma demanda nesta página.

Por Dayse Luan