MEC abre consulta pública sobre o Enem digital

Em sua segunda edição, a pesquisa recebe sugestões até 17 de março, pela internet
Em 04/03/2015 10h07 , atualizado em 04/03/2015 10h13 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) abriu na última terça-feira, 3 de março, a Consulta Pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é aprimorar o exame com base nas sugestões recebidas da sociedade em geral para uma possível implementação de sua versão online. O prazo para participação termina no dia 17 de março. 

Participe da Consulta Pública

Para participar, os interessados devem acessar a página da consulta, informar o CPF e responder um formulário com três perguntas, as quais são: 

1) Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias)? 
2) Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova? 
3) Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

No início deste ano, o MEC realizou a primeira edição da Consulta Pública do Enem. Na ocasião, foram registradas 45.704 contribuições da população, o que motivou a abertura de uma nova pesquisa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o Ministério, a participação da sociedade com sugestões para o Exame é importante devido ao grande número de pessoas envolvidas, além dos estudantes, como famílias, escolas e a própria população. Para o Ministro da Educação, Cid Gomes, ações como esta são necessárias para aproximar a sociedade ao órgão. 

Propostas para o Enem

A proposta do Enem online é de que haja cerca de 8 mil questões para cada área de conhecimento, compondo o banco de questões digital. Neste espaço, o estudante terá acesso ao conteúdo para estudar para a prova. 

Veja também: MPF/CE arquiva investigações sobre o vazamento da Redação do Enem 2014

Segundo o MEC, o novo formato prevê o agendamento online das provas. Para Cid Gomes, os testes seriam exclusivos, compostos por perguntas do arquivo digital, evitando denúncias de vazamento como as que ocorreram na edição de 2014

Mais informações pelo Portal do MEC.

Por Lorraine Vilela

com informações do Ministério da Educação