Mais uma instituição portuguesa adere ao Enem para seleção de brasileiros

Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) firmou acordo com o Inep na sexta-feira, 10 de julho.
Em 14/07/2015 11h55 , atualizado em 15/07/2015 09h29 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) firmou na sexta-feira, 10 de julho, um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de brasileiros. 

Confira detalhes sobre como estudar em Portugal pelo Enem

Essa é a quinta instituição portuguesa que decidiu aproveitar os resultados do Exame, contudo, é a primeira especializada em áreas pouco exploradas pelo Brasil, como viticultura e enologia, olivicultura e agropecuária mediterrânea. 

Serão oferecidas 95 vagas para 16 graduações distribuídas em quatro grandes áreas: educação, saúde, agricultura e tecnologia. A seleção começa em outubro, mediante taxa de 50 euros. Já a nota mínima para ingresso na instituição será definida até o fim do mês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir de 2016, o instituto trabalhará com três fases de inscrição, nos meses de fevereiro, junho e outubro. Segundo o Inep, os selecionados pagam por ano 1,1 mil euros, mas podem concorrer a desconto na hospedagem, que custa até 150 euros por mês.

Também optaram pelo aproveitamento dos resultados do Enem para ingresso de candidatos brasileiros: a Universidade de Coimbra, a Universidade de Algarve, a Universidade Beira Interior e o Instituto Politécnico de Leiria.

Por Wanja Borges