Inscrições para o Fies 2017/2 começam no dia 25 de julho

Portaria que dispõe sobre o processo seletivo foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.
Em 07/07/2017 07h16 , atualizado em 15/10/2021 17h42 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Fies
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de hoje, 7 de julho, a Portaria Normativa nº 12, que dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2017.

Confira o Edital do Fies 2017/2

O programa é destinado para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com média igual ou superior a 450 pontos e nota diferente de zero na redação e renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Conforme o documento, durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de curso/turno/instituição, bem como efetuar o seu cancelamento. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.

Os inscritos serão classificados em ordem decrescente de acordo com seu desempenho no Enem. Será considerada a média aritmética das notas obtidas no Exame, cuja edição o candidato tenha obtido a maior média.

Vagas

Para a edição 2017/2, o órgão vai ofertar 75 mil novas vagas. Conforme afirmou o ministro Mendonça Filho, em coletiva à imprensa realizada ontem, com essas vagas, consagrou-se a oferta global de 225 mil contratos em 2017 e um total de 300 mil contratos novos ofertados durante a atual gestão. Na primeira edição do FIES 2017, sobraram 34 mil vagas do total de 150 mil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Datas

Conforme anunciado ontem pelo órgão, as inscrições começam em 25 de julho e terminam no dia 28 seguinte. A liberação do portal com consulta de vagas deve acontecer até o próximo dia 24.

O resultado será publicado no dia 31 seguinte e a conclusão da inscrição poderá ser feita de 1º de agosto a 8 de setembro, no Sisfies. Já a convocação da lista de espera será realizada de 1º de agosto a 3 de setembro.

Veja o cronograma completo:

FIES 2018

Nesta quinta-feira, o MEC também anunciou que a primeira edição de 2018 do Fies contará com novas regras. Entre as principais alterações estão a divisão do programa em três modalidades, conforme segue abaixo:

1. Recursos da União, juro zero para até 3 salários mínimos per capita mensal, prestação em torno de 10% da renda e possibilidade de acompanhamento do valor da dívida e índice de correção.

2. Recursos dos fundos constitucionais regionais, risco de crédito dos bancos e juros baixos para até 5 salários mínimos per capita mensal;

3. Recursos do BNDES e dos fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, risco de crédito dos bancos e juros baixos para até 5 salários mínimos per capita mensal;

Serão oferecidas 100 mil vagas para o Fies Fundo Garantidor, 150 mil para o Fies Regional e 60 mil para o Fies Desenvolvimento. Clique aqui e confira detalhes.