Como fazer a inscrição no Enem

Tire suas dúvidas sobre como fazer a inscrição no Enem com sucesso.
Por Adriano Lesme

Estudante em computador que mostra na tela a logomarca do Enem
A inscrição para o Enem é feita totalmente pela internet.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A inscrição no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, é o primeiro passo para a realização das provas e é preciso muita atenção durante o procedimento.

Para começar é necessário que o candidato leia o Edital e esteja atento aos prazos e exigências. 

As inscrições para o Enem geralmente abrem em maio. Antes, os estudantes de baixa renda podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem. Qualquer estudante do ensino médio ou que já concluiu os estudos pode participar do Enem. 

A Página do Participante é o sistema on-line que recebe as inscrições do Enem. Ao entrar no site, o estudante é redirecionado para fazer o login ou cadastrar uma conta no portal gov.br.

Tópicos deste artigo

Documentos

Para fazer a inscrição no Enem é preciso que o estudante forneça o número de CPF e do documento de identidade.

Também é necessário o cadastro de um e-mail pessoal e um número de telefone celular. O participante deverá criar uma senha de acesso ao sistema, que será utilizada durante todo o processo do Enem, bem como o número de inscrição. 

Isenção 

Como citado, os estudantes de baixa renda podem solicitar a gratuidade na inscrição do Enem. Veja quem pode pedir:

  • Estudantes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas;

  • Estudantes de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos;

  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral e que possuam renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Para conseguir o benefício é preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) referente ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e preencher uma declaração de carência socioeconômica na hora de se inscrever.

O Inep analisa o pedido e pode inclusive solicitar documentos comprobatórios. O participante deverá verificar, por meio da Página do Participante, se a solicitação de isenção foi deferida.

Se o pedido for negado, ele terá que gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) quando for fazer a inscrição no Enem.

O estudante que for beneficiado com a isenção e não comparecer ao Enem não terá direirto à gratuidade de taxa, caso se inscreva para o exame no ano seguinte. Casos com justificativa permanecem com isenção, mas é preciso apresentar documentos que comprovem o motivo da ausência.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição do Enem custa R$ 85, valor que não muda há alguns anos. Os estudantes que conseguem a isenção não precisam gerar a GRU.

Tire suas dúvidas sobre a inscrição no Enem

Língua estrangeira 

Durante a inscrição o participante terá que indicar se prefere fazer prova de Inglês ou Espanhol. Alterações neste item só serão aceitas durante o período de inscrições. Se o candidato não fizer a opção terá que realizar a prova de Inglês. 

Local de prova 

O formulário de inscrição também exige que o participante indique a cidade para realização das provas. O lugar escolhido não poderá ser alterado após o encerramento das inscrições

Atendimento especializado ou específico 

Estudantes que precisarão de algum tipo de atendimento especial na hora da prova poderão indicar essa necessidade somente na hora da inscrição. É importante ficar atento às opções e marcá-las corretamente, uma vez que não será possível modificá-las.

O atendimento ESPECIALIZADO deverá ser solicitado por pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial, que comprovem por meio de laudo médico suas condições.

O atendimento ESPECÍFICO é oferecido a gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. 

As opções disponíveis são prova em braile, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. 

O participante que necessitar de tempo adicional nos dias das provas deve preencher o Requerimento de Tempo Adicional no ato de inscrição e enviar um laudo que comprove essa necessidade. Já a participante lactante deverá levar ao local um acompanhante adulto para que ele fique com a criança durante a prova. 

Confirmação da inscrição

Os participantes não isentos só terão suas inscrições confirmadas após o processamento do pagamento da taxa de inscrição, o que demora até cinco dias

. A inscrição não será confirmada se a GRU for paga após o prazo determinado pelo Inep.

Os candidatos que solicitarem isenção por meio da declaração de carência socioeconômica terão as inscrições confirmadas se a carência for deferida. Caso contrário, o participante deverá realizar o pagamento da taxa.

Cabe ao participante acompanhar o andamento da inscrição pelo site. Estudantes do último ano do Ensino Médio em escolas públicas terão suas inscrições confirmadas automaticamente ao fim do processo.

Se isso não ocorrer é recomendável que o participante entre em contato com a organização pelo telefone 0800 616161

O cartão de confirmação da inscrição, com os locais de prova, é disponibilizado na área do candidato, geralmente 20 dias antes das provas. O acesso ao cartão é de inteira responsabilidade do participante. 

O documento deve conter ainda o número de inscrição, língua estrangeira escolhida, informações sobre atendimento diferenciado e pedidos de certificação do Ensino Médio.