Inep nega que tema da redação do Enem 2014 tenha vazado

Estudante do Piauí afirma ter recebido a imagem com o assunto em seu celular antes da prova.
Em 13/11/2014 10h58 , atualizado em 14/11/2014 10h43 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na noite de ontem, 12 de novembro, uma nota negando a existência de indício de que o tema da redação da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenha vazado.

Após a prova do último domingo, 9 de novembro, o estudante Jomásio Barros, de 17 anos, do Piauí, divulgou um vídeo (veja abaixo) afirmando ter recebido naquela manhã, atavés de um grupo do aplicativo WhatsApp, a imagem com o assunto que seria abordado na produção textual do exame.

Segundo o jovem, após a repercussão da postagem, com incentivos e também com xingamentos, ele decidiu prestar queixa na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) de seu estado relatando o suposto vazamento. O órgão recolher o celular do garoto para perícia.

Jomásio afirmou não ter dado importância para a mensagem antes da prova, visto que é comum estes tipos de boatos precederam grandes exames. Porém, ao perceber a vericidade da publicação, ele se viu desmotivado a continuar o teste. Após sua denúncia, outros estudantes também relataram terem recebido a mesma imagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o Inep, o fato será apurado (confira a nota na íntegra abaixo). Já a PF afirmou que abriu um inquérito policial para apurar a veracidade dos fatos. "Foi solicitada a perícia do celular do aluno denunciante e todos os envolvidos no caso já estão sendo ouvidos neste estado" - diz a nota da PF.

Nota do Inep
“Na noite dessa quarta-feira, 12, três dias após a aplicação do Enem, o Inep recebeu mais uma denúncia, entre várias outras que se mostraram infundadas, sobre um estudante que supostamente teria recebido o tema da redação do Enem 2014 via celular minutos antes da prova. Dentro dos rigorosos procedimentos de segurança e de controle de sigilo do Enem 2014, não existe qualquer indício de tal fato. A Polícia Federal, que trabalha em parceria com o Inep para garantir a segurança do Exame, apreendeu o aparelho e está realizando a perícia no celular. O Inep esclarece que toda e qualquer denúncia será apurada com rigor.”

Por Dayse Luan