Como calcular a nota do Enem

Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o método escolhido pelo Inep para calcular a pontuação das provas objetivas do Enem

Para começar, não tem como o candidato calcular com exatidão a nota no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. Apenas o Inep pode fazer o cálculo, sendo que o instituto não calcula uma média global de desempenho, apenas apresenta as médias das provas separadamente.

A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação. Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas é utilizada a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. No caso da redação, os critérios são diferentes.

Saiba como é corrigida a redação do Enem

Para distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), as instituições determinam o próprio peso de cada prova do Enem.

Como calcular a nota do Enem

Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente o número de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter médias diferentes.

Como saber se fui bem no Enem?

Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.

Qual a nota máxima do Enem?

Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados. Em cada edição essa pontuação se altera. Confira abaixo as maiores e menores notas do Enem 2017:
 

Área de conhecimento Menor nota Maior nota
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 298,0 885,6
Ciências Humanas e suas Tecnologias 307,7 868,3
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 299,6 788,8
Matemática e suas Tecnologias 310,4 993,9

Saiba mais!

*Informações retiradas do site do Inep/MEC

DÚVIDAS? - Antes de enviar sua dúvida, leia este artigo que responde as princípais dúvidas sobre o resultado do Enem.


Fonte: Brasil Escola - http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/como-calcular-nota-enem.htm