Últimos dias para se inscrever no Enem 2017

Prazo segue até às 23h59 de sexta-feira, 19 de maio. Taxa de R$ 82 pode ser paga até dia 24.

Os candidatos que desejam participar da edição 2017 do maior exame educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devem ficar atentos, pois o prazo de inscrições chega ao fim nesta semana, mais precisamente na sexta-feira, 19 de maio.

Inscreva-se no Enem 2017

Confira 9 passos para realizar a inscrição no Enem 2017

As inscrições podem ser feitas pela internet, exclusivamente, mediante taxa de R$ 82, cujo pagamento deve ser realizado até 24 de maio, em qualquer agência bancária, em lotéricas ou nos Correios.

Conforme o último balanço de inscrições divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.417.104 candidatos já haviam efetivado inscrição até às 11h de hoje, 15. No ano passado, o número de inscritos na primeira semana foi superior e chegou a 4.109.314.

Isenção

Desde a abertura das inscrições, muitos participantes de baixa renda têm relatado dificuldades para conseguir o benefício (saiba mais). 

Segundo o Ministério da Educação, as regras de isenção da taxa seguem as mesmas, mas o Inep mudou a forma de comprová-las. Uma delas é que a autodeclaração de renda deixou de ser aceita. 

Conforme o Edital do Enem, três categorias de participantes podem solicitar a isenção no exame:

1) Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;

2) Participantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou em colégio particular como bolsista integral e que comprovem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, de acordo coma Lei Federal nº 12.799/2013;

3) Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Provas

Neste ano, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para produzir a redação e responder 90 questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. 

O domingo seguinte será reservado para as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Os participantes terão 4 horas e 30 minutos para responder outras 90 questões. A divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018

Nesta edição, as provas e folhas de respostas serão personalizadas com a identificação do nome e número de inscrição dos candidatos e os estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva contarão com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras). Saiba mais.

Enem 2017

A partir deste ano, o Enem deixa de ser usado para Certificação de Conclusão do Ensino Médio e a divulgação do resultado do Enem por Escola também foi suspensa. 

Por outro lado, a inscrição no Exame permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

O participante também pode utilizar as notas obtidas na seleção no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas até a realização do Enem 2017. O portal também disponibiliza dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, correção comentada e provas anteriores.

Os participantes podem, ainda, testar seus conhecimentos no simulado Enem, resolver exercícios de vários temas do ensino médio e praticar sua redação no Banco de Redações, além de estudar pelo site do Brasil Escola.

Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2017 ou pelo telefone 0800-616161.


Fonte: Brasil Escola - http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/ultimos-dias-para-se-inscrever-no-enem-2017/339059.html