Certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem

Saiba como conseguir um diploma do ensino médio utilizando seu desempenho no Enem.

Entre as edições de 2009 e 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes poderiam usar suas notas para conseguir certificado de conclusão do ensino médio. A partir do Enem 2017 isso não será mais possível, pois o Ministério da Educação (MEC) decidiu que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é mais adequado para esse propósito.

As pessoas com mais de 18 anos poderiam fazer apenas o Enem para obter os diplomas de ensino fundamental e médio. Quem fez o Enem 2016 pode solicitar a certificação em 2017, desde que tenha:

• Completado 18 anos até o 5 de novembro de 2016;
• Indicado na inscrição do Enem que deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio;
• Escolhido na inscrição do Enem uma instituição certificadora;
• Obtido, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem e 500 na redação.

O interessado em obter o diploma do ensino médio deve procurar a instituição certificadora que escolheu no ato de inscrição do Enem, para solicitar o certificado. As instituições certificadoras só aceitam as notas do último Enem realizado, ou seja, quem pretende obter o diploma em 20170deve mostrar os resultados do Enem 2016. No caso de outras edições do Enem, ligue no 0800 616161 ou procure a Secretaria de Educação da sua cidade ou Estado.

Documentos exigidos para certificação:

• Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
• Comprovante de endereço com CEP (cópia);
• Boletim individual de resultados expedidos pelo INEP referentes ao último Enem (cópia);
• Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedido na hora pela instituição certificadora);
• Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedido na hora pela instituição certificadora).

As instituições certificadoras estão listadas no Edital do Enem 2016.

Os interessados em obter o certificado devem respeitar o cronograma, o horário de atendimento e os procedimentos estabelecidos por cada instituição certificadora. Com esse diploma também é possível concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O certificado é emitido em 45 a 90 dias úteis, mas durante esse período o estudante fica com um documento provisório que permite a matrícula no ensino superior.

Eu não escolhi uma instituição certificadora

Quem não indicou no ato de inscrição do Enem que pretende obter o certificado de conclusão do ensino médio ou indicou, mas esqueceu de escolher uma instituição certificadora, não tem a garantia que irá conseguir o certificado. Nesses casos, cabe a instituição certificadora aceitar ou não a solicitação. 

Saiba maisEnem 2016: apenas 7,7% dos solicitantes atingiram nota mínima para Certificação


Fonte: Brasil Escola - http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/como-obter-certificado-conclusao-ensino-medio-pelo-enem.htm