Gabaritos da segunda aplicação do Enem 2016 estão disponíveis

Provas foram realizadas em 3 e 4 de dezembro. Resultado final será publicado em 19/01.
Em 07/12/2016 12h03 , atualizado em 07/12/2016 13h46 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 do mês de dezembro foi publicado nesta quarta-feira, 7 de dezembro. A seleção foi realizada nos últimos dias 3 e 4. 

Confira os gabaritos da segunda aplicação do Enem

O gabarito teve uma questão anulada na prova de Ciências da Natureza, a qual foi aplicada no primeiro dia. Na prova azul ela é a de número 60, na rosa foi a 88, enquanto na amarela foi a pergunta 52 e na branca a 58. O enunciado pedia que, a partir da análise dos gráficos, o participante identificasse qual dos gases apresentou maior aumento percentual de concentração na atmosfera nas duas últimas décadas. 


Questão anulada na segunda aplicação do Enem 2016

Os gabaritos possuem fins apenas pedagógicos, não havendo possibilidade de recursos e modificações por parte dos estudantes. O resultado final será publicado em 19 de janeiro para todos, independente da data em que fizeram a prova. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 

A segunda aplicação do Enem foi realizada para mais de 160 mil participantes porque tais estudantes tiveram seus locais ocupados em novembro. Participaram também alunos que tiveram suas provas interrompidas pela falta de energia. 

A composição deste Enem foi a mesma das outras edições, ou seja, 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza no primeiro dia, enquanto o segundo trouxe mais 90 de Matemática e Linguagens e Códigos, além da redação com o tema "Os caminhos para combater o racismo no Brasil".

Juntando os participantes de dezembro e os das provas tradicionais realizadas em novembro, o Inep registrou 6.005.607 dos mais de 8,6 milhões de inscritos, resultando em 30,4% de faltosos no ano. O prejuízo gerado pela abstenção foi de R$ 236 milhões para os cofres públicos.  

Mudanças

O Ministério da Educação pretende mudar o Enem a partir das próximas edições. As propostas serão discutidas em consulta pública. Saiba mais sobre o assunto nesta notícia