Fotossíntese no Enem

A fotossíntese é um tema que de forma direta ou indireta é cobrado em quase todas as provas do Enem.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

No processo de fotossíntese, ocorre a produção de carboidratos a partir do dióxido de carbono, água e energia luminosa
No processo de fotossíntese, ocorre a produção de carboidratos a partir do dióxido de carbono, água e energia luminosa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um tema bastante cobrado em diversos vestibulares e no Enem é a fotossíntese. Nesse processo realizado por bactérias fotossintetizantes, algas e vegetais, a energia luminosa é convertida em energia química e o carbono é fixado em compostos orgânicos. 

A fotossíntese é, sem dúvida, um dos principais processos que ocorrem na Terra! Além de ser responsável pela produção de moléculas orgânicas complexas, esse processo fornece oxigênio para a atmosfera. Sendo assim, sem a fotossíntese, seria impossível a nossa sobrevivência e a de diversos outros seres vivos no planeta.

Diante de tamanha importância, não é estranho que esse processo seja tema de várias questões. Observe a seguir uma questão sobre fotossíntese no Enem de 2009:

A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética. As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que
a) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
b) os carboidratos convertem energia solar em energia química.
c) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
d) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
e) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.

Observe que a questão traz em seu enunciado uma grande quantidade de informações que demonstram a importância da fotossíntese não só para os fotossintetizantes, mas também para todos os organismos do planeta.  Sendo assim, fica fácil concluirmos que a vida no planeta depende desse processo e, consequentemente, da energia proveniente do Sol.

Baseando-se nisso, podemos perceber facilmente que a alternativa certa é a letra c: a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.

Nesse caso, o Enem focou na importância da fotossíntese, porém conhecer o processo também é importante. Observe outra questão sobre fotossíntese no Enem de 2011:

Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.
SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V.37, n. 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque:
a) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
b) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
c) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente
e) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

Apesar da fotossíntese não ser o alvo principal, seu conhecimento é fundamental para conseguirmos responder à questão. Sabemos que os resíduos nitrogenados liberados pelos animais serão utilizados pela alga, entretanto, somente essa informação não é suficiente para responder corretamente a essa pergunta. 

Lembre-se: na fotossíntese, as algas e outros organismos fotossintetizantes produzem  moléculas orgânicas complexas, e o oxigênio é liberado no final do processo. Apenas com essa definição básica, conseguimos perceber que a resposta correta é a letra d: as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

Apesar de possuir reações químicas complexas, a fotossíntese é um tema bastante agradável de se estudar. Foque na importância do processo e em suas etapas, lembrando-se sempre de relacioná-lo com a ecologia, uma vez que o Enem apresenta como característica principal questões bastante contextualizadas e atuais.

Caso tenha dúvidas sobre o tema, clique nos hiperlinks distribuídos no texto.

Bom estudo!!