Estudantes formados comprometem 20% da renda para pagar dívida do Fies

Levantamento foi feito com respostas de 40% de ex-alunos que concluíram curso nos últimos quatro anos
Em 19/10/2017 16h58 , atualizado em 19/10/2017 17h02 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Pesquisa realizada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior Privado (Semesp) aponta que cerca de 40% dos estudantes que terminaram o ensino superior nos últimos quatro anos usam 20% da renda mensal para pagar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Participaram da pesquisa mais de 1,4 mil alunos e ex-alunos de 135 cursos diferentes realizados em 379 Instituições Mantidas de Ensino Superior, entre privadas e públicas, em todas as regiões do Brasil.

Conforme o Semesp, 18% dos participantes da pesquisa usam entre 30% e 50% do salário para amortecer a dívida com o Fies. O diretor-executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, analisa que período de amortização da dívida coincide com a crise econômica marcada pelo desemprego e salários mais baixos.

Os números divulgados pelo sindicato, por exemplo, mostram que 9,5% dos participantes da pesquisa que moram nas regiões Sul e Sudeste estão comprometendo, pelo menos, metade do salário para pagar o Fies. No caso das demais regiões do Brasil, 24% das pessoas que pagam o Fies ganham até R$ 1 mil por mês e usam 20% deste valor para pagar a dívida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Proposta do MEC

Segundo o Ministério da Educação (MEC), atualmente o Fies tem dívida de 32 bilhões e já foi solicitada sua restruturação por meio de uma Medida Provisória (MP). 

O órgão propõe que os estudantes passem a comprometer, no máximo, 10% da renda para pagar o empréstimo. O valor seria deduzido automaticamente da folha de pagamento. A proposta ainda está sendo analisada pelo governo. 

Confira proposta do MEC de reformulação do Fies

Fies

Somente podem participar do Fies candidatos com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 com média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação diferente de zero.