Inscrições do Fies 2017/1 estão abertas para 150 mil vagas

Prazo para cadastro se encerra em 10 de fevereiro. Oportunidades são para quem fez o Enem a partir de 2010.
Em 07/02/2017 14h48 , atualizado em 07/02/2017 14h49 Por Lorraine Vilela Campos , Wanja Borges , Wanja Borges

Crédito da Imagem: fies
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2017/1 começaram na tarde desta terça-feira, 7 de fevereiro. Elas devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), sem qualquer custo até às 23h59 da próxima sexta-feira (10). Esta edição oferece 150 mil vagas para os candidatos. 

Inscreva-se e consulte as vagas

Entenda o Fies 

O Fies é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

As oportunidades são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota diferente de zero na redação. 

Além disso, o candidato precisa ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos para participar do programa. 

Prioridades

Apesar de oferecer financiamento em todas as áreas, algumas têm prioridade do Ministério da Educação. Os cursos prioritários são dos setores de Engenharias, Saúde e Formação de Professores.

Outro fator levado em conta é a oferta em cursos com maiores notas nos conceitos de avaliação do MEC. De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, serão financiados cursos com mensalidades máximas de R$ 5 mil, sendo o teto semestral de R$ 30 mil. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acompanhamento

O candidato pode acompanhar a nota de corte (pontuação mínima) a partir do segundo dia de inscrições. Levando em consideração esse balanço diário, o concorrente poderá trocar a opção de curso até o dia 10. 

O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão publicadas no dia 13 de fevereiro. Os pré-selecionados terão de 14 a 20 para concluir a inscrição no Sisfies. Já para os participantes da lista de espera, o prazo é de 5 dias corridos, a contar da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção.

Após a conclusão do cadastro, as informações devem ser validadas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até dez dias. O pré-selecionado precisa, ainda, ir ao agente financeiro do Fies em até dez dias, os quais são contados a partir do terceiro dia útil após a validação dos dados na CPSA.

Mudanças

No segundo semestre, "a reestruturação do Fies levará em consideração o que é aportado pelo Tesouro Nacional e as condições de sustentabilidade em termos de médio e longo prazo”, conforme informado pelo ministro em coletiva de imprensa realizada ontem, 6. As novas regras deverão ser anunciadas até o final de março.

Outros detalhes podem ser obtidos no Edital ou neste site.