Estudantes surdos que participaram do Enem 2013 poderão fazer nova prova

Justiça determinou a aplicação por considerar que participantes foram prejudicados
Em 07/06/2017 14h21 , atualizado em 07/06/2017 14h23 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou, no fim de maio, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aplique uma nova prova para participantes surdos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. 

Entenda o caso

A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) recebeu reclamações de vários participantes do Enem 2013 sobre a dificuldade em fazer as provas. Os estudantes relataram que os auxiliares contratados para serem intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) não traduziram de forma integral os textos do exame, o que dificultou a compreensão das questões. 

A Feneis considerou que os estudantes foram prejudicados na aplicação das provas do Enem 2013 por conta do despreparo dos auxiliares contratados e, com isso, entraram com uma ação contra o Inep e a União na Justiça do Paraná.

O pedido da Feneis foi julgado procedente pela Justiça do Paraná, mas o Inep e a União recorreram junto ao TRF4, com a alegação de que uma nova aplicação apenas para os surdos estaria ferindo o direito à isonomia (igualdade das provas). No entanto, o recurso foi negado pelo desembargador federal, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, tendo como justificativa a necessidade do uso do vídeo libras para a total compreensão. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aplicação da Prova

O Ministério Público Federal (MPF) recomenda que as provas do Enem sejam aplicadas aos candidatos prejudicados por meio de recursos visuais (vídeo ou outra ferramenta semelhante), além de disponilizar um intérprete que seja habilitado. A sugestão foi acatada e confirmada pelo TRF4. 

O Inep e a União ainda podem recorrer da decisão do TRF4. O Brasil Escola tentou contato com o Instituto, mas até a publicação desta notícia não obteve resposta. 

Libras no Enem 2017

O Enem 2017 será a primeira edição que contará com a prova traduzida em Libras por meio de vídeo. A aplicação neste modelo está em sua forma experimental. A opção pelo uso deste recurso foi marcado durante a realização da inscrição. 

Leia mais: Enem 2017 contará com tradutores especializados em Libras para auxílio aos estudantes surdos

A versão em vídeo libras pode ser testada pelos estudantes desde maio. A prova conta com 60 questões de edições anteriores do Enem, em diferentes níveis de complexidade. O simulado pode ser acessado gratuitamente na página da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que já adota o método nas provas de seus Vestibulares. 

Com informações do TRF4


Relacionados

Como se preparar para o Enem em 5 meses
Nesta aula, o prof. Eduardo Galves mostra como se planejar e se preparar, em 5 meses, para o Enem.
Enem
Como solicitar atendimento pelo nome social no Enem
Solicitação de atendimento pelo nome social no Enem foi instituída em 2014 e já contemplou mais de 700 travestis e transexuais. Entenda como funciona.
Enem
Enem 2017 registra menor número de inscrições confirmadas desde 2013
O Enem 2017 registrou 6,1 milhões de inscrições confirmadas. Informações sobre o exame foram divulgadas hoje (30), em coletiva de imprensa.
Notícias
Enem 2017: Inep define novo consórcio que aplicará e corrigirá as provas
O Inep anunciou na segunda-feira, em coletiva de imprensa, as instituições responsáveis pela aplicação e correção das provas do Enem 2017. Confira!
Notícias
Enem 2017: estudantes surdos contarão com tradutores especializados em Libras
Candidatos surdos ou com alguma deficiência auditiva contarão com tradutores especializados em Libras nas provas do Enem 2017.
Notícias
Enem 2017: participantes que tiveram isenção negada podem recorrer
O Inep informou hoje (25) que os participantes do Enem 2017 que tiveram a isenção negada podem recorrer. A documentação será recebida até 25/06.
Notícias
ProUni 2017/2 finaliza inscrições nesta sexta-feira
Terminam às 23h59 de hoje, 9 de junho, as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2017/2. São 147.492 bolsas de estudo.
Notícias
Projeto de Lei quer proibir Enem e concursos públicos aos sábados
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6542/2016, que dispõe sobre a proibição de aplicação do Enem aos sábados.
Notícias