Estão abertas as inscrições para o SiSU 2012 do primeiro semestre

Participantes do Enem 2011 podem concorrer as vagas até o dia 12 de janeiro.
Em 07/01/2012 00h01 , atualizado em 07/01/2012 08h11 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os estudantes que participaram da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2012. O acesso à parte interna do site foi liberado a meia noite de hoje, 07 de janeiro, e seguirá aberto até as 23h59 do próximo dia 12.

O sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) oferece 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. Em relação ao mesmo período no ano passado, são 30% de vagas oferecidas a mais, além do acréscimo de 12 instituições. Apenas no Distrito Federal não há vagas.

Para se inscrever no SiSU não é necessário preencher um novo cadastro, pois basta informar o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Quem esqueceu sua senha pode recuperá-la no site do Enem. Não é possível participar deste SiSU com os dados do Enem 2010 ou de edições anteriores.

Faça sua inscrição no SiSU 2012

Entenda passo a passo como funciona o SiSU

Ao se inscrever no SiSU, o estudante deve escolher até dois cursos, separando sua primeira opção. Os cursos não precisam ser os mesmos, assim como as instituições de ensino. Algumas universidades e institutos federais exigem pontuação mínima no Enem para poder concorrer a seus cursos, mas o sistema avisará quando for o caso.

As instituições de ensino presentes no SiSU têm liberdade para adotar seus critérios de seleção, como pesos diferentes para cada prova, bônus para estudantes de escolas públicas ou cotas para afrodescendentes e índios. Por isso, é importante o candidato verificar antes como é o processo de seleção da instituição que pretende ingressar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante a madrugada do período de inscrição o sistema fará o cálculo do ponto de corte de cada curso. Este resultado temporário serve como referência para avaliar as chances de ser aprovado. Se o ponto de corte do curso desejado for muito maior que sua média, pode não compensar continuar concorrendo. Os candidatos podem alterar as opções de cursos quantas vezes quiserem até o fim das inscrições.

Chamadas

Assim que as inscrições encerrarem o sistema será fechado e fará o cálculo das notas para a formação das listas de aprovados. Serão selecionados os candidatos com a maior pontuação dentro do limite de vagas. A primeira chamada será divulgada no dia 15 de janeiro, com matrícula entre os dias 19 e 23 do mesmo mês.

Os candidatos aprovados em primeira chamada no curso de primeira opção que não fizerem a matrícula serão retirados do SiSU. Os selecionados no curso de segunda opção que não efetuarem o registro podem continuar no sistema. A segunda chamada será publicada no dia 26 de janeiro, com matrícula para os dias 30 e 31 seguintes.

Aqueles que não forem aprovados em nenhuma das chamadas poderão participar da lista de espera, porém terão que realizar uma nova inscrição entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro. As chamadas da lista de espera serão de responsabilidade das instituições de ensino, que podem divulgar quantas quiserem até o dia 02 de março. A primeira será publicada em 04 de fevereiro.

Veja também:
06/01: Três alunos do RJ ganham direito de acesso às suas redações do Enem 2011
05/01: Pedido para que redação do Enem seja desconsiderada no SiSU foi negado

Por Adriano Lesme