Espelho das correções das redações do Enem 2013 sai no dia 20

Divulgação tem caráter pedagógico e pedidos de revisão da nota não serão aceitos.
Em 08/03/2014 10h17 , atualizado em 08/03/2014 10h26 Por Jessica Gonçalves Pereira

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A equipe do Brasil Escola entrou em contato com o Inep e de acordo com o instituto o espelho das correções das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 serão liberadas no próximo dia 20 de março. A divulgação tem caráter apenas pedagógico e recursos contra as correções não serão aceitos. 

As provas do Enem 2013 foram aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro e mais de 5 milhões de estudantes participaram. “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” foi o tema escolhido para a redação. As produções com sete linhas ou menos, com fuga ao tema ou não dissertativo-argumentativos receberam nota zero, assim como os que fizeram brincadeiras ou deboches. 

As produções textuais foram avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cada redação passou por dois avaliadores, sem que um soubesse a nota dada pelo outro. Em caso de discrepância superior a 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, um terceiro avaliador também corrigiu o texto, sendo a nota dada pela média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Se a diferença persistiu, a redação foi encaminhada a uma banca com três professores que atribuiu a nota final. 

Em 2012, 4.113.558 redações foram corrigidas, sendo que 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero. De acordo com estimativas do Ministério da Educação (MEC) 52% das redações passaram por um terceiro corretor. A intenção é evitar que casos como os das redações com trechos de hino de clube de futebol e receita de macarrão instantâneo que receberam notas mesmo com a fuga ao tema. 

Por Jéssica Gonçalves