Enem de dezembro: redação teve foco no combate ao racismo no Brasil

Estudantes tiveram que propor soluções para acabar o problema.
Em 05/12/2016 17h45 , atualizado em 05/12/2016 17h48 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A nova aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 abordou em sua redação um tema ainda presente na sociedade brasileira: o racismo. Dos inscritos, 160.192 participantes compareceram ao segundo dia de provas, 4 de dezembro, e tiveram que desenvolver um texto com a proposta "Os caminhos para combater o racismo no Brasil". 

Segundo o diretor pedagógico do curso e colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, o tema proposto neste Enem segue a mesma linha do conceito das provas aplicadas em novembro, o qual foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". 

Em ambos os casos, o objetivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) é de que o estudante tenha em mente como combater o problema, já que está implícito que existe a intolerância religiosa e o racismo. Muitos participantes se perdem ao escrever sobre o que é o tema tratado, mas não percebem o foco e a necessidade de propor uma solução. 

É importante que o estudante que faz o Enem tenha em mente que toda redação pedirá uma proposta de intervenção, ou seja, que o participante proponha algo para resolver o problema apresentado, sempre respeitando os Direitos Humanos. Esta parte da dissertação vale 200 pontos, se o participante não propor algo, já perde tal pontuação de cara e não consegue alcançar a tão desejada nota mil. 


Redação do Enem trouxe como proposta "Os caminhos para combater o racismo no Brasil"

Um ponto destacado por Célio Tasinafo é que o próprio Inep auxilia o aluno na identificação de maneiras de solucionar o preconceito: "Os quatro textos de apoio deixavam claro que existe racismo no Brasil. Inclusive, um dos textos apontava uma das maneiras de combater o racismo, que é por meio de ações afirmativas, como as cotas", ressalta. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem de dezembro

O Enem de dezembro foi realizado nos dias 3 e 4 deste mês. As provas tiveram a mesma estrutura do exame aplicado em 5 e 6 de novembro, ou seja, primeiro dia com 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e o segundo com outra 90 sobre Matemática e Linguagens e Códigos, além da redação citada acima. 

O Inep tinha como expectativa a participação de mais de 277 mil inscritos, sendo que aproximadamente 273 mil realizariam o exame por causa das ocupações de seus locais de prova, enquanto cerca de 4 mil foram por outros problemas que os impediram de continuar as provas em novembro, sendo o principal motivo a falta de energia. 

Apesar da expectivativa do Inep, a abstenção do primeiro dia foi de 39,68% e do segundo de 41,42%. Juntando as duas edições de 2016, a participação foi de 6.005.607 dos mais de 8,6 milhões de inscritos, resultando em 30,4% de faltosos no ano. 

Os 30,4% de faltosos de todo o ano de 2016 representaram um prejuízo de R$ 236 milhões para os cofres públicos. 

Os gabaritos do Enem de dezembro estão previstos para esta quarta-feira (7), enquanto o resultado de ambas as provas será em 19 de janeiro de 2017. 

Mudanças

O Ministério da Educação anunciou no início da noite de ontem (4), na coletiva do balanço do Enem, que o exame passará por mudanças e que as reformulações serão decididas por meio de consulta pública. No entanto, as alterações oficiais ainda não foram informadas. Entenda o caso nesta notícia


Relacionados

Começa hoje (13) o Enem 2016 para privados de liberdade
Começa hoje (13) o Enem 2016 para privados de liberdade. Provas serão feitas também amanhã (14). São esperados mais de 54 mil inscritos.
Notícias
Enem 2016: segunda aplicação termina sem ocorrências graves
A segunda aplicação do Enem 2016 aconteceu neste fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro,e registrou abstenção de 39,68% no 1º dia e 41,42% no 2º.
Notícias
Enem terá mudanças já nas próximas edições
O MEC anunciou que o Enem passará por mudanças já nas próximas edições. Assuntos serão abordados em consulta pública,
Notícias
Gabaritos da segunda aplicação do Enem 2016 estão disponíveis
Os gabaritos da segunda aplicação do Enem 2016 estão disponíveis. O resultado final é esperado para o dia 19 de janeiro de 2017.
Notícias
Internet x preconceito
Ofensas contra filhos de famosos alertam para a necessidade de denunciar preconceito em redes sociais
Blog do Vestibular
Mais de 30% não acessaram o cartão do Enem 2016 de dezembro
Cerca de 34% dos 270 mil convocados ainda não acessaram o cartão de inscrição do Enem 2016 de dezembro.
Notícias
O impacto do racismo na infância e a educação antirracista como mecanismo de combate
Blog do Vestibular discute sobre a realidade do racismo no contexto escolar e na infância.
Blog do Vestibular
Segunda aplicação do Enem 2016 segue neste domingo
A segunda aplicação do Enem 2016 segue hoje, 4 de dezembro, para 277.622 candidatos do Distrito Federal e de grande parte dos estados.
Notícias