Enem 2018: segurança é a maior preocupação do novo ministro

Além das tradicionais medidas de segurança, nesta edição os aplicadores poderão revistar artigos religiosos, como burca e quipá.
Em 17/04/2018 11h51 , atualizado em 17/04/2018 12h13 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Todos os anos uma das grandes preocupações do Ministério da Educação (MEC) é com a segurança e sigilo das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O novo Ministro, Rossieli Soares, garantiu que todos os esforços serão feitos para que o Enem 2018 seja realizado com tranquilidade e segurança.

Segundo informações da Agência Brasil, Rosseli lembrou que serão poucas as mudanças no Enem com relação à última edição. O Ministro ainda afirmou que a maior preocupação do MEC é com a segurança, por isso várias instituições acompanham a realização do Enem, além do apoio da Polícia Federal.

Medidas de segurança

A logística de distribuição das provas do Enem conta com atuação de diversos organismos de Segurança Pública. Para 2018, o apoio dessas instituições deve ser mantido e, em alguns casos, ampliado.

Desde a edição de 2015, os locais de provas do Enem contam com detector de metais nos portões e nos banheiros, para evitar possíveis fraudes. Essa medida está sendo aprimorada em cada edição, aumentando o número de detectores. Outra precaução tomada pelo MEC é a identificação mais criteriosa dos candidatos, inclusive com biometria.

A partir do Enem 2018, os aplicadores poderão revistar artigos religiosos portados pelos participantes: como burca e quipá, por exemplo. Também serão revistados materiais próprios, que serão utilizados nas provas: máquinas perkins, reglete, punção, lupa, luminárias e/ou tábuas de apoio ou outros itens, previstos em edital, que devem ter o uso solicitado no ato da inscrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2018

As inscrições para o Enem 2018 estarão abertas entre os dias 7 e 18 de maio, pela internet. Veja como inscrever para o Enem. As provas estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, distribuídas da seguinte forma:

1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas;

2º dia: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília, e o exame será aplicado a partir das 13h30, horário de Brasília. A duração será de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo dia.

Por que fazer o Enem 2018?

Com as notas em mãos, os estudantes poderão usar as notas do Enem 2018 para participar de programas do Governo Federal, como o SiSU, o ProUni e o Fies e ingressar em várias instituições de ensino, inclusive de Portugal. Saiba mais.


Relacionados

Como justificar a ausência no Enem
Saiba como fazer a justificativa de ausência do Enem para poder ganhar isenção de taxa da edição vigente
Enem
Conheça as regras do Enem 2018
Confira todas as regras do Enem 2018 para se dar bem nas provas e não ser eliminado no Enem.
Enem
Edital do Enem 2018 é divulgado; veja as regras
O Ministério da Educação publicou nesta quarta-feira, 21 de março, no Diário Oficial da União, o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.
Notícias
Enem 2018: número de isentos é quase 30% inferior ao ano passado
O Enem 2018 registrou queda de quase 30% nos isentos. São cerca de 3,3 milhões de isenções contra mais de 4,7 milhões do ano passado.
Notícias
Enem 2018: quase 4 milhões de estudantes pedem isenção de taxa de inscrição
Quase 4 milhões de estudantes solicitaram isenção de taxa de inscrição do Enem 2018. Os números foram repassados hoje pelo MEC
Notícias
Enem 2018: resultado da isenção da taxa de inscrição está disponível
O Inep divulgou o resultado da isenção da taxa do Enem 2018 nesta segunda-feira (23). Recursos serão recebidos até o dia 29 de abril.
Notícias
Inscrições para o Enem 2018 abrem na segunda-feira (7)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 abrirá inscrições na próxima segunda-feira, dia 7 de maio. Os estudantes interessados em participar da principal avaliação do Brasil deverão se inscrever pela internet até o dia 18 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 82.
Notícias
Mudanças do Enem 2018
O Enem 2018 chega com novidades para os seus participantes. Confira as mudanças da 20ª edição do exame!
Enem