Enem 2017 receberá inscrições entre os dias 8 e 19 de maio

Edital será publicado até 10 de abril. Provas passarão a ser aplicadas em dois domingos consecutivos.
Em 09/03/2017 11h54 , atualizado em 10/03/2017 07h04 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Enem 2017
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram hoje, 9 de março, em coletiva de imprensa, o resultado da Consulta Pública e as novidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

Conforme informado, o edital desta edição será publicado até 10 de abril, enquanto as inscrições serão abertas no dia 8 de maio e encerradas no dia 19 seguinte. Já as provas serão aplicadas desta vez nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana, como aconteceu até o ano passado. 

Enquete: você concorda com a aplicação do Enem em dois domingos? Opine!

A mudança atende a preferência da maioria dos estudantes que responderam a consulta pública e também beneficia os sabatistas, que ficavam confinados em uma sala por até cinco horas para então iniciarem as provas. O formato de provas impressas também foi mantido, conforme opção da esmagadoria maioria, uma grande surpresa para o MEC e Inep.

Com isso, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos no primeiro domingo para produzir a redação e responder as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. O domingo seguinte será reservado para as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias com 4 horas e 30 minutos de duração. A divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018.

Isenção

A partir de agora, a autodeclaração não será aceita para concessão da isenção da taxa de inscrição. Para ter direito ao benefício, os candidatos deverão estar cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e informar o Número de Identificação Social (NIS).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, os estudantes beneficiados com a gratuidade no Enem 2017 que não comparecerem às provas e nem apresentarem justificativa de ausência serão penalizados com a impossibilidade de conquistar o benefício em 2018. Por outro lado, os participantes do Enem 2016 nessa condição ainda poderão requerer a gratuidade nesta edição.

Atendimento especializado

O atendimento especializado, que concede uma hora de acréscimo para realização das provas, era solicitado no momento da prova até então. A partir de agora, ele deverá ser requerido no ato da inscrição mediante envio da documentação comprobatória. Segundo o Inep, até 2016, não havia um controle do documento comprobatório antes da aplicação das provas.

Certificação

Conforme adiantado em janeiro, o Enem deixará de ser utilizado para certificação do ensino médio. O MEC considera que o exame não é adequado para esta finalidade, portanto, a partir de agora, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) cumprirá essa função, além de conceder certificação de ensino fundamental para estudantes com mais de 16 anos. Segundo o Inep, o Encceja será realizado em outro período, muito antes do Enem.

Enem por Escola

Reivindicação antiga de especialistas e da população, a divulgação do resultado do Enem por Escola foi suspensa. Conforme reforçado pelos órgãos, o exame foi criado para avaliar o desempenho dos estudantes e não a qualidade das escolas.

Segurança

Quanto à segurança, a presidente do Inep Maria Inês Fini declarou que as provas e folhas de respostas passarão a ser personalizadas pela gráfica contratada com a identificação do nome e número de inscrição dos candidatos, evitando assim a necessidade de transcrever os dados e cometer equívocos, principalmente quanto à cor do caderno de questões.


Relacionados

Aulas gratuitas para o Enem 2017 serão transmitidas de 6 a 9 de março
O Brasil Escola vai transmitir entre os dias 6 e 9 de março cinco videoaulas ao vivo e gratuitas para o Enem 2017.
Notícias
Campus Cascavel do IFPR oferece 110 vagas no Pré-Enem 2017
O Campus Cascavel do IFPR recebe, até 5 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo para ingresso no curso de formação inicial e continuada Pré-Enem 2017.
Notícias
Curso preparatório da UFJF para o Enem recebe inscrições
O Projeto Garra, curso preparatório para o Enem da UFJF, está com inscrições abertas para as turmas do extensivo 2017. Elas podem ser feitas até 2 de abril.
Notícias
Edital do Enem 2017 não deve sair em fevereiro
Em contato realizado pelo Vestibular Brasil Escola, o Inep informou que a publicação do edital do Enem 2017 não deve ser antecipada para este mês.
Notícias
Enem 2017: edital já está disponível
O Inep publicou nesta segunda-feira (10) o Edital com as informações do Enem 2017. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio.
Notícias
Enem: Inep abre Consulta Pública para avaliar possíveis mudanças no exame
O Inep abriu hoje (18) a Consulta Pública para avaliar possíveis mudanças no exame. A pesquisa pode ser respondida até 10 de fevereiro.
Notícias
Estudantes aprovam a aplicação do Enem em dois domingos
Os estudantes aprovaram a mudança do Enem para dois domingos. A alteração já vale para 2017.
Notícias
Estão abertas as inscrições para o Enem 2017
As inscrições do Enem 2017 começam nesta segunda-feira (8). Estudantes terão até 19 de maio para a realização do cadastro. A taxa é de R$ 82.
Notícias