Topo
pesquisar
Em 11/11/2017 04h00, atualizado em 10/11/2017 11h59

Enem 2017 entra amanhã no segundo dia de provas

Notícias

Provas serão aplicadas das 13h30 às 18h, mas portões serão fechados às 13h, pontualmente. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

Amanhã, 12 de novembro, é o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, maior exame educacional do país.

Confira: Professores destacam o que pode cair no 2º dia do Enem 2017

A expectativa é de que 4,6 milhões de candidatos se apresentem para a realização das provas já que, no primeiro dia, 2.033.590 dos 6.731.344 inscritos faltaram, resultando na maior abstenção desde 2009.

Neste domingo, os participantes passarão pelas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, compostas por 45 questões cada. Elas serão aplicadas das 13h30 às 18h, em 1.725 municípios.

Se você é um dos participantes desta edição, confira algumas questões que merecem atenção nessa véspera de provas:

Horários

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário oficial de Brasília/DF, mas o recomendável é que os estudantes estejam nos prédios onde farão as provas até às 12h.

Lembrando que, em virtude do horário de verão e do fuso horário, os horários são diferentes em alguns estados. Veja abaixo:

Horário de fechamento dos portões do Enem 2017 *Crédito: Inep/MEC

Os participantes deverão aguardar nas salas de aplicação até que seja autorizado o seu início, às 13h30. A saída definitiva será permitida somente duas horas do início das provas, entretanto, o cartão-resposta poderá ser levado apenas após as 17h30.

O que levar

Todos os participantes deverão levar, obrigatoriamente, documento oficial de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. 

Os estudantes que precisam confirmar que estiveram presentes no segundo dia do Enem 2017 também deverão levar a Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Coordenador de Local.

O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas é aconselhável para auxiliar o candidato a encontrar o prédio e a sala em que fará as provas com mais facilidade.

Mais: Veja o que levar e não levar para o Enem 2017

Dicas

Hoje, vale a pena destinar uma parte do seu tempo para confirmar seu local de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição e, se possível, já traçar possíveis rotas para planejar qual o melhor horário para sair de casa e chegar no prédio antes das 12h.

Também é recomendável separar todo o material que será utilizado amanhã, como documento de identificação, caneta, lanches, entre outros, sem deixar de observar os objetos proibidos que podem resultar em sua eliminação no Exame.

A alimentação, tanto de hoje, quanto de amanhã, também merece destaque. Confira o cardápio elaborado pela nutricionista coordenadora de projetos na E4 Agência, Fernanda Seiffer, e planeje suas refeições.

Correção comentada

Assim como aconteceu no último dia 5, o Brasil Escola, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), divulgará, em tempo real e de forma gratuita, a correção comentada das provas do segundo dia do Enem 2017. 

A resolução será publicada nesta página, a partir das 18h, e também poderá ser acompanhada pelo Facebook e Twitter. A previsão é de que o gabarito oficial seja publicado no dia 14 de novembro. Já o resultado final é esperado para 19 de janeiro de 2018.

Mais informações podem ser obtidas no Edital do Enem 2017 ou neste site.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola