Enem 2017 entra amanhã no segundo dia de provas

Provas serão aplicadas das 13h30 às 18h, mas portões serão fechados às 13h, pontualmente.
Em 11/11/2017 04h00 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Enem 2017
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Amanhã, 12 de novembro, é o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, maior exame educacional do país.

Confira: Professores destacam o que pode cair no 2º dia do Enem 2017

A expectativa é de que 4,6 milhões de candidatos se apresentem para a realização das provas já que, no primeiro dia, 2.033.590 dos 6.731.344 inscritos faltaram, resultando na maior abstenção desde 2009.

Neste domingo, os participantes passarão pelas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, compostas por 45 questões cada. Elas serão aplicadas das 13h30 às 18h, em 1.725 municípios.

Se você é um dos participantes desta edição, confira algumas questões que merecem atenção nessa véspera de provas:

Horários

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário oficial de Brasília/DF, mas o recomendável é que os estudantes estejam nos prédios onde farão as provas até às 12h.

Lembrando que, em virtude do horário de verão e do fuso horário, os horários são diferentes em alguns estados. Veja abaixo:

Horário de fechamento dos portões do Enem 2017 *Crédito: Inep/MEC

Os participantes deverão aguardar nas salas de aplicação até que seja autorizado o seu início, às 13h30. A saída definitiva será permitida somente duas horas do início das provas, entretanto, o cartão-resposta poderá ser levado apenas após as 17h30.

O que levar

Todos os participantes deverão levar, obrigatoriamente, documento oficial de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. 

Os estudantes que precisam confirmar que estiveram presentes no segundo dia do Enem 2017 também deverão levar a Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Coordenador de Local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas é aconselhável para auxiliar o candidato a encontrar o prédio e a sala em que fará as provas com mais facilidade.

Mais: Veja o que levar e não levar para o Enem 2017

Dicas

Hoje, vale a pena destinar uma parte do seu tempo para confirmar seu local de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição e, se possível, já traçar possíveis rotas para planejar qual o melhor horário para sair de casa e chegar no prédio antes das 12h.

Também é recomendável separar todo o material que será utilizado amanhã, como documento de identificação, caneta, lanches, entre outros, sem deixar de observar os objetos proibidos que podem resultar em sua eliminação no Exame.

A alimentação, tanto de hoje, quanto de amanhã, também merece destaque. Confira o cardápio elaborado pela nutricionista coordenadora de projetos na E4 Agência, Fernanda Seiffer, e planeje suas refeições.

Correção comentada

Assim como aconteceu no último dia 5, o Brasil Escola, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), divulgará, em tempo real e de forma gratuita, a correção comentada das provas do segundo dia do Enem 2017. 

A resolução será publicada nesta página, a partir das 18h, e também poderá ser acompanhada pelo Facebook e Twitter. A previsão é de que o gabarito oficial seja publicado no dia 14 de novembro. Já o resultado final é esperado para 19 de janeiro de 2018.

Mais informações podem ser obtidas no Edital do Enem 2017 ou neste site.


Relacionados

Confira gabarito extraoficial do Enem 2017 no Brasil Escola
O Brasil Escola realizou na noite de ontem, 12 de novembro, a correção comentada das provas do 2º dia do Enem 2017, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante de Campinas (SP).
Notícias
Desafios para Formação Educacional de Surdos é o tema da redação do Enem 2017
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil.
Notícias
Enem 2017: participante que não transcrever frase terá prova corrigida
O participante do Enem 2017 que esquecer de transcrever a frase do caderno de questões para o cartão resposta não será prejudicado e terá sua prova corrigida. A informação foi liberada Inep
Notícias
Enem 2017: participantes aprovam dia específico para humanas
No primeiro dia do Enem 2017, no último domingo (5), os inscritos responderam, em um mesmo dia, vez todas as questões de disciplinas da área de humanas e produziram a redação
Notícias
Enem 2017: primeiro dia de provas registra maior abstenção desde 2009
Dos 6.731.344 inscritos confirmados, 2.033.590 não compareceram às provas do 1º dia do Enem 2017, resultando em uma abstenção inicial de 30,2%.
Notícias
Enem 2017: professores explicam como deveria ser a redação dos participantes
Professores comentam o tema da redação do Enem 2017 e falam o que os participantes deveriam citar.
Notícias
Enem 2017: provas de exatas são consideradas complexas por participantes
As segundas provas do Enem 2017 foram realizadas no último domingo (12). Desta vez, os participantes responderam questões objetivas de matemática e ciências da natureza
Notícias
Professores destacam o que pode cair no 2º dia do Enem 2017
No segundo dia do Enem 2017, os participantes farão provas de ciências da natureza e de matemática. Professores destacam o que pode ser cobrado.
Notícias