Enem 2017: cartões com locais de prova estão disponíveis

Documento pode ser acessado na página do participante, no site do Enem, com CPF e senha.
Em 20/10/2017 00h01 , atualizado em 20/10/2017 10h24 Por Silvia Tancredi

Crédito da Imagem: INEP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na manhã de hoje, 20 de outubro, o acesso ao cartão de inscrição com o local onde será aplicado o Enem 2017. O acesso poderá ser feito na página do participante.

Acesse seu local de prova do Enem 2017

Para fazer a consulta, o estudante deve inserir o número do CPF e a senha. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na própria página do participante. Também é possível recuperar o e-mail e o telefone informados na inscrição.

Cartão do Enem

O cartão de inscrição do Enem 2017 contém o endereço do local de prova, com nome do estabelecimento de ensino, prédio e sala, horário de abertura e fechamento dos portões, além de informações pessoais do participante, número de inscrição, opção de língua estrangeira e de atendimento diferenciado e/ou específico, se for o caso.

Cartão Enem 2017
Exemplo de cartão do Enem 2017. Clique na imagem para ampliar.

Provas 

Mais de 6,7 milhões de participantes farão as provas nos domingos 5 e 12 de novembro, a partir 13h30 (horário de Brasília). Confira abaixo a distribuição das provas:

05/11, das 13h30 às 19h

  • 45 questões de Ciências Humanas
  • 45 questões de Linguagens e Códigos 
  • Uma Redação


12/11, das 13h30 às 18h

  • 45 questões de Ciências Humanas
  • 45 questões de Matemática


Acesse o Manual de Redação do Enem 2017

Confira 10 temas para redação do Enem 2017

Os portões de acesso aos locais de prova do Enem 2017 serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. Como estamos no horário de verão, é importante que o candidato fique atento ao horário adotado no estado onde fará os exames.

Portões podem fechar entre 10h e 13h, dependendo do estado

O que levar para as provas do Enem 2017?

Segundo o Edital do Enem, os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade legível e em bom estado de conservação (veja no edital os documentos aceitos) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (tipo Bic).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Caneta preta de tubo transparente é a única aceita no Enem

O que não levar?

Ainda conforme o documento, os candidatos não podem levar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, entre outros. Não é permitido entrar na sala de óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares.

Os participantes do Enem 2017 podem levar telefone celular, mas ele deve ficar desligado e armazenado na embalagem que será entregue pelo fiscal de sala. O porta-objetos deverá ficar lacrado e embaixo da cadeira até o final das provas. Se o celular tocar, o estudante será eliminado.

Veja 7 erros que você não pode cometer no Enem 2017

Novidades Enem 2017

No último mês, o Ministério da Educação anunciou novidades para esta edição. Entre elas, estão o uso de detectores de pontos eletrônicos e mais de 67 mil detectores de metal nos banheiros. Segundo o órgão, ambas as ações foram adotadas como medidas de segurança. Além disso, os candidatos terão provas personalizadas, com nome e número de inscrição.

Estude no Brasil Escola

Aproveite os últimos dias que faltam para o Enem 2017 para revisar conteúdos importantes, como atualidades, conferir dicas, para conhecer como é elaborada a prova de redação e, com isso, treinar textos para estar preparado e, em especial, para fazer bastantes exercícios no nosso simulado gratuito do Enem

Recomendamos, ainda, que acesse o canal do Brasil Escola no YouTube, lançado há menos de um mês, mas que já tem diversos vídeos sobre temas que podem ser do seu interesse.

Resultado

O resultado do Enem 2017 está previsto para o dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas para o ingresso em instituições públicas de ensino pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); para a obtenção de bolsas de estudos pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) e para financiar graduações com mensalidades de até R$ 6 mil, usando o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Relacionados

Enem 2017 terá detector de ponto eletrônico
MEC anunciou nesta quarta-feira, 27 de setembro, que durante o Enem 2017 serão usados detectores de pontos eletrônicos como medida de segurança
Notícias
Enem 2017: edital já está disponível
O Inep publicou nesta segunda-feira (10) o Edital com as informações do Enem 2017. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio.
Notícias
Enem 2017: o que você precisa saber a um mês das provas
O Enem 2017 será aplicado daqui a um mês, no dia 4 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal
Notícias
Enem 2017: participante que desrespeitar direitos humanos ainda perderá pontos
Por não ter sido notificado da decisão, Inep não é obrigado a cumprir a suspensão sobre Direitos Humanos no Enem 2017.
Notícias
Enem 2017: videoaulas ao vivo serão transmitidas um dia antes das provas
Os professores do QG do Enem preparam algumas dicas e conteúdos para uma revisão que deve ser transmitidas nos dias que antecedem as provas do Enem 2017.
Notícias
Mais de 67 mil detectores de metal serão usados nos banheiros do Enem 2017
MEC anunciou nesta terça-feira, 10 de outubro, que, no Enem 2017, serão usados 67 mil detectores de metal na entrada e na saída dos banheiros dos 13.632 locais onde serão aplicadas as provas.
Notícias
Manual de Redação do Enem 2017 já pode ser acessado
Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já podem conferir o Manual de Redação.
Notícias
Polícia investiga se quadrilha planejava fraudar o Enem 2017
As Polícias Civis do Distrito Federal e de Goiás deflagraram hoje a 2ª etapa de operação criada para investigar grupos que realizavam fraudes em concursos públicos, em vestibulares e no Enem. 
Notícias