Topo
pesquisar
Em 20/10/2017 00h01, atualizado em 20/10/2017 10h24

Enem 2017: cartões com locais de prova estão disponíveis

Notícias

Documento pode ser acessado na página do participante, no site do Enem, com CPF e senha. Por Silvia Tancredi
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na manhã de hoje, 20 de outubro, o acesso ao cartão de inscrição com o local onde será aplicado o Enem 2017. O acesso poderá ser feito na página do participante.

Acesse seu local de prova do Enem 2017

Para fazer a consulta, o estudante deve inserir o número do CPF e a senha. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na própria página do participante. Também é possível recuperar o e-mail e o telefone informados na inscrição.

Cartão do Enem

O cartão de inscrição do Enem 2017 contém o endereço do local de prova, com nome do estabelecimento de ensino, prédio e sala, horário de abertura e fechamento dos portões, além de informações pessoais do participante, número de inscrição, opção de língua estrangeira e de atendimento diferenciado e/ou específico, se for o caso.

Cartão Enem 2017
Exemplo de cartão do Enem 2017. Clique na imagem para ampliar.

Provas 

Mais de 6,7 milhões de participantes farão as provas nos domingos 5 e 12 de novembro, a partir 13h30 (horário de Brasília). Confira abaixo a distribuição das provas:

05/11, das 13h30 às 19h

  • 45 questões de Ciências Humanas
  • 45 questões de Linguagens e Códigos 
  • Uma Redação


12/11, das 13h30 às 18h

  • 45 questões de Ciências Humanas
  • 45 questões de Matemática


Acesse o Manual de Redação do Enem 2017

Confira 10 temas para redação do Enem 2017

Os portões de acesso aos locais de prova do Enem 2017 serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. Como estamos no horário de verão, é importante que o candidato fique atento ao horário adotado no estado onde fará os exames.

Portões podem fechar entre 10h e 13h, dependendo do estado

O que levar para as provas do Enem 2017?

Segundo o Edital do Enem, os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade legível e em bom estado de conservação (veja no edital os documentos aceitos) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (tipo Bic).

Caneta preta de tubo transparente é a única aceita no Enem

O que não levar?

Ainda conforme o documento, os candidatos não podem levar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, entre outros. Não é permitido entrar na sala de óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares.

Os participantes do Enem 2017 podem levar telefone celular, mas ele deve ficar desligado e armazenado na embalagem que será entregue pelo fiscal de sala. O porta-objetos deverá ficar lacrado e embaixo da cadeira até o final das provas. Se o celular tocar, o estudante será eliminado.

Veja 7 erros que você não pode cometer no Enem 2017

Novidades Enem 2017

No último mês, o Ministério da Educação anunciou novidades para esta edição. Entre elas, estão o uso de detectores de pontos eletrônicos e mais de 67 mil detectores de metal nos banheiros. Segundo o órgão, ambas as ações foram adotadas como medidas de segurança. Além disso, os candidatos terão provas personalizadas, com nome e número de inscrição.

Estude no Brasil Escola

Aproveite os últimos dias que faltam para o Enem 2017 para revisar conteúdos importantes, como atualidades, conferir dicas, para conhecer como é elaborada a prova de redação e, com isso, treinar textos para estar preparado e, em especial, para fazer bastantes exercícios no nosso simulado gratuito do Enem

Recomendamos, ainda, que acesse o canal do Brasil Escola no YouTube, lançado há menos de um mês, mas que já tem diversos vídeos sobre temas que podem ser do seu interesse.

Resultado

O resultado do Enem 2017 está previsto para o dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas para o ingresso em instituições públicas de ensino pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); para a obtenção de bolsas de estudos pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) e para financiar graduações com mensalidades de até R$ 6 mil, usando o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola