Enem 2016 entra em seu segundo dia de provas neste domingo (6)

Hoje serão os conteúdos de Matemática, Linguagens e Códigos, além da Redação.
Em 06/11/2016 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Enem
Enem
Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 entra em seu segundo dia neste domingo, 6 de novembro. Dos 8,6 milhões de inscritos, 240.304 estarão presentes por causa das ocupações de 364 escolas para as quais eles foram escalados. 

Saiba o que pode e o que não pode levar para o Enem

Assim como ontem (5), os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília. O participante precisa ficar atento à hora em que o Enem começa no seu estado.

Os estudantes devem comparecer aos locais de prova indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição (o qual pode ser consultado na Página do Participante e no aplicativo do Enem) com documento de identificação original com foto e caneta preta fabricada em material transparente. Só serão corrigidas as questões que forem assinaladas de preto, em formato circular, já que outras cores de tinta não são detectadas facilmente pelo leitor óptico.

O Enem

Neste segundo dia, as provas também serão entregues às 13h30, horário de Brasília. O estudante precisa conferir novamente seus dados impressos na capa do caderno de provas e, caso haja algum erro de identificação, é necessário chamar o fiscal de sala e informar o problema para que seja alterado. 

O participante deve assinalar a cor que corresponde ao seu caderno de questões no cartão de respostas, independente se for a mesma do último sábado. É preciso a identificação para que a correção seja feita corretamente, já que os gabaritos mudam de ordem.

Composição das Provas

Este domingo contará com 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de uma Redação. A produção textual contém um texto de apoio com uma problemática envolvendo os Direitos Humanos. O aluno deve fazer uma dissertação argumentativa em prosa, propondo uma solução para o problema apresentado, a chamada proposta de intervenção. A prova de hoje tem duração máxima de 5h30. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas deste ontem foram constituídas de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração total de 4h30. 

A regra para o horário de saída continua a mesma de ontem. O aluno só pode ser retirar a partir de duas horas de prova, mas para levar o caderno de questões é preciso esperar até 30 minutos antes do fim do exame. 

Os gabaritos oficiais serão divulgados elo Inep no dia 9 de novembro. Já o resultado está previsto para o mês de janeiro. 

Ocupações 

Os mais de 240 mil estudantes que tiveram seus locais de prova escalados para as 364 instituições ocupadas só farão o Enem em 3 e 4 de dezembro. A quantidade e modelo de questões continua a mesma, o que muda é o conteúdo e o tema da Redação para que não haja fraude. 

Correção Comentada

O último dia do Enem também conta com a Correção Comentada! A parceria do Brasil Escola com o colégio Oficina do Estudante traz para você a resolução das questões de Matemática e Linguagens e Códigos, assim como os comentários sobre a tão temida Redação. 

Ontem foram divulgadas as resoluções de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A correção comentada das 90 questões pode ser conferida aqui.

Como nos anos anteriores, a Correção Comentada será publicada no próprio Vestibular Brasil Escola e também no Twitter oficial @brasilescola. Além disso, fique por dentro das novidades sobre o Enem no nosso Snapchat brasilescola e no Instagram @brasilescolaoficial