Enem 2015: Cidadania e Meio Ambiente predominaram no 1º dia de provas

Estudantes responderam 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Em 24/10/2015 20h20 , atualizado em 24/10/2015 20h21 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Realizado neste sábado, 24 de outubro, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 foi composto pelas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Leia também: Primeiro dia do Enem 2015 contou com 364 eliminados

Acompanhe a correção comentada em tempo real

De acordo como o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, este primeiro dia foi predominantemente voltado para temas sobre Cidadania e Meio Ambiente. "A prova seguiu a tendência dos anos anteriores, com textos grandes, mas com alternativas curtas, principalmente nas provas de Humanas", destaca. 

Para Célio, o Enem trouxe algumas surpresas do ponto de vista da distribuição dos conteúdos de Ciências Humanas, já que houve um aumento nas questões de Sociologia e Filosofia. "Quase um terço da prova foi formada por questões dessas disciplinas", afirma. Em relação à História, o diretor pedagógico chama a atenção para a quantidade de perguntas sobre a Idade Média. "Nos últimos anos esse período histórico foi muito pouco abordado", ressalta. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Ministério da Educação (MEC) tem exigido maior abordagem sobre a África nos conteúdos do Ensino Médio, segundo Célio, e tais temas estiveram presentes nas questões de História do Enem 2015. Além deste foco, o coordenador pontua que os temas clássicos foram mantidos, tais como Guerra dos Canudos, Escravidão, Período Colonial e Bandeirantes. 

Célio destaca a pequena quantidade de imagens e mapas em Ciências Humanas. Em relação ao conteúdo de Geografia, ele destaca o foco da abordagem proposta pelo Inep, cujos principais temas foram Globalização, com questões sobre crise econômica, terrorismo e espionagem, além dos problemas ambientais voltados para o bioma, agrotóxicos, erosão e recursos hídricos. 

A questão ambiental esteve presente também na prova de Ciências da Natureza. Perguntas de Química abordaram poluição e pesticidas, enquanto Biologia trouxe assuntos também ambientais, além de citologia. 

Segundo Célio, as questões de Física foram as que mais se relacionaram com o cotidiano. "Caíram perguntas sobre telefone celular, garrafa térmica, naufrágio do Titanic e fenômenos ópticos", destaca. 

Por Lorraine Vilela