Enem 2014 será reaplicado para 31 candidatos em Pernambuco

Caminhão que transportava cartões de resposta das provas reaplicadas em dezembro foi roubado.
Em 03/01/2015 11h01 , atualizado em 03/01/2015 11h22 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Assessoria de Comunicação Social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira, 2 de janeiro, que o órgão reaplicará as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 para 31 candidatos no estado de Pernambuco na próxima quinta-feira, dia 08. 

Os participantes refizeram o exame nos dias 9 e 10 de dezembro, junto com privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, em decorrência dos problemas detectados durante a primeira aplicação, como a falta de energia elétrica. Contudo, o caminhão dos Correios que transportava os cartões de resposta e as provas de redação foi roubado no dia 16, no Rio de Janeiro.

A Polícia Federal já está investigando o caso, mas o Ministério da Educação (MEC) optou pela reaplicação imediata dos testes para evitar prejuízos para os estudantes que desejarem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujo prazo será aberto ainda neste mês. Segundo o órgão, os candidatos nesta situação já estão sendo informados sobre a decisão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2014
As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, em 1.699 cidades. Foram registradas 8.721.946 inscrições, mas cerca de 2,4 milhões de candidatos não comparecem aos testes, resultando em uma abstenção de 28,64%. Além disso, outros 1.519 participantes foram eliminados por desrespeito às regras da seleção, sendo 236 por uso indevido de celulares.

Nesta edição, a Superintendência da Polícia Federal (PF) do Piauí confirmou que houve o vazamento do tema da redação. Além disso, foram constatadas fraudes nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará, Paraíba e outras localidades. Só no Nordeste, quatro pessoas foram presas e nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Operação Apollo. O resultado é esperado para a próxima semana.  

Por Wanja Borges
*Com informações do Inep


Relacionados

Fraude no Enem 2014 em MG e MT é constatada pelo MP
Quadrilha também agia em outros vestibulares, principalmente para Medicina. Inep solicitou informações sobre o caso.
Notícias
Gabarito oficial da edição 2014 do Enem é disponibilizado pelo Inep
Boletim de desempenho é esperado apenas para janeiro. Confira a correção comentada feita pelo Vestibular Brasil Escola.
Notícias
Locais de prova do Processo Seletivo 2015 EaD da UFPE são publicados
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) liberou o Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI) com os locais de prova do Vestibular 2015 de ensino à distância (EaD).
Notícias
MEC define cronograma das edições 2015/1 do SiSU e ProUni
Inscrições para o primeiro começam dia 19 de janeiro e para o segundo no dia 26. Datas de chamadas também foram divulgadas.
Notícias
MPF-CE denuncia estudantes acusados de fraudar o Enem 2014
Eles tiveram acesso ao gabarito do 1º dia de provas, via celular. Crime de fraude em certames de interesse público prevê pena mínima de um ano de reclusão.
Notícias
Polícia Federal prende quadrilha que fraudava Enem no Nordeste
A Polícia Federal deflagrou uma quadrilha acusada de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares na Região Nordeste.
Notícias
Resultado do Enem 2014 será liberado somente na próxima semana
Novo ministro da educação alterou data devido as provas que serão reaplicadas no estado de Pernambuco.
Notícias
Resultado do Enem 2014 vai ser divulgado dia 13 de janeiro
O Ministério da Educação (MEC) informou que os resultados individuais do Enem 2014 serão publicados no dia 13 de janeiro, portanto, seis dias antes do início do SiSU 2015/1.
Notícias