Enem 2014: apenas 250 candidatos obtiveram nota máxima na redação

Boletim de desempenho será disponibilizado ainda hoje, mas horário não foi informado pelo órgão.
Em 13/01/2015 17h08 , atualizado em 13/01/2015 17h16 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira, 13 de janeiro, durante entrevista coletiva, que apenas 250 candidatos dos 6.193.565 participantes obtiveram nota máxima na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O boletim de desempenho será disponibilizado ainda hoje, mas o horário não foi informado pelo órgão. 

Saiba como foi calculada a nota

Calcule sua média no Enem 2014

Além disso, 2.695.949 textos foram encaminhados para um terceiro corretor, 283.746 foram repassados para a banca e 529.373 foram classificados com nota zero. A prova de redação foi aplicada no segundo dia, 9 de novembro, junto com as questões de Linguagens e suas Tecnologias e Matemática. O tema deste ano foi a “Publicidade infantil em questão no Brasil”. 

Conheça os critérios de correção das redações

Foram disponibilizados três textos motivadores para subsidiar a produção do texto dissertativo-argumentativo: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e outro texto sobre a criança como o consumidor do futuro.

Para o ministro da Educação, Cid Gomes, um dos fatores que podem justificar a queda na pontuação da redação é o tema, que não é tão popular e nem teve um grau de discussão nacional, como aconteceu em 2013 com a Lei Seca. A qualidade do ensino médio brasileiro e o problema da pouca leitura também foram apontados por Gomes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado
Questionado sobre a instabilidade do site onde será disponibilizado o resultado do exame, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, informou que ataques contra o site foram detectados e estão sendo coibidos por um grupo técnico dentro do órgão. Também foi informado que a divulgação do espelho da redação para vista pedagógica acontecerá em, no mínimo, 60 dias.

As notas do Enem 2014 poderão ser usadas em 2015 para ingresso no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), seleção para universidades em Portugal e vários vestibulares que aderiram ao Enem de forma parcial ou integral. Além disso, aqueles que conseguiram as notas necessárias poderão solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, se indicaram essa opção no ato de inscrição do Enem. 

Por Wanja Borges