Enem... Você já se sente preparado?

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são aplicadas em dois dias, geralmente em novembro
Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Estudante escrevendo
Provas do Enem são realizadas uma vez ao ano.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quando as inscrições para o Enem abrem, parece que tudo vai se ajustando para o evento amplamente esperado por um grande número de estudantes. Contudo, um detalhe parece emergir de forma relevante: você, você mesmo(a), sente-se preparado(a) para enfrentar o desafio do ano?

Pois bem, antes de começarmos nossa discussão acerca de assuntos pertinentes, atente-se para o fato de que algumas mudanças se operaram, sobretudo em se tratando dos critérios para a correção da tão temida produção textual, a redação para sermos mais claros. Acerca destas mudanças, não deixe de se informar, bastando apenas acessar o texto “Critérios de correção das redações do Enem”.

De uma forma bastante específica, a ênfase será remetida à redação, que, como você sabe, representa um dos requisitos de peso considerável. Ainda que essa parte continue deixando muita gente de “cabelo em pé”, nosso propósito é fazer com que você se livre de vez por todas desse estigma e passe a concebê-la como algo natural, pois é um processo pelo qual terá de passar ao longo de sua jornada vida afora.

Como se trata de uma modalidade dissertativa-argumentativa, é bom que saiba o porquê de tal ocorrência. Assim, quando se pede um texto dessa natureza, o que a banca deseja avaliar é justamente sua capacidade de se posicionar frente a questões que envolvem a realidade que o(a) cerca, haja vista que os temas abordados são sempre polêmicos. Daí a importância de se manter mais do que nunca bem informado(a) sobre os assuntos considerados em “alta”, principalmente aqueles divulgados pela mídia. Mas, como proceder?

Saiba que uma das formas mais viáveis de nos mantermos por dentro do que ocorre não só aqui no Brasil, mas também no mundo lá fora de uma maneira geral, é desenvolvermos a prática da leitura, o hábito de assistirmos a jornais, lermos revistas de grande circulação, analisarmos os editoriais, conversarmos com pessoas dotadas de uma cultura mais ampla que a nossa, enfim, muitas são as providências que devemos tomar rumo à conquista de determinadas habilidades que, com certeza, farão toda a diferença nesse grande momento.

Nesse sentido, cabe ressaltarmos acerca de uma diversidade de critérios que, diga-se de passagem, pré-definidos, cujo objetivo é avaliar algumas competências, das quais deve, necessariamente, dispor. Assim, a nota para cada uma delas poderá variar de 0 a 200 pontos. Critérios esses que, caso você se empenhe no sentido de conquistar as habilidades necessárias, não serão nenhum contratempo, pois irá “tirar de letra” e obter um excelente resultado, garantindo assim a sua tão sonhada vaga nesta ou naquela universidade... já pensou?