Eletroquímica no Enem

A Eletroquímica no Enem envolve problemas ambientais relacionados com o descarte de pilhas e baterias, o funcionamento desses dispositivos e as aplicações da eletrólise.
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

A Eletroquímica envolve a transferência de elétrons em reações de oxirredução.
A Eletroquímica envolve a transferência de elétrons em reações de oxirredução.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá, estudantes! Nossa dica para o Enem de hoje é sobre Eletroquímica

Área de estudos da Físico-Química que estuda os fenômenos com transferência de elétrons que relacionam a eletricidade e as reações químicas, a Eletroquímica possui dois ramos de estudo principais: 

* Pilhas e baterias: transformação de energia química em energia elétrica de modo espontâneo.

Um aspecto teórico desse assunto que é bastante cobrado em exames e vestibulares por todo país é a medição dos potenciais eletroquímicos, que ajuda a determinar a voltagem da pilha. 

Visto que as pilhas e baterias estão muito presentes em nosso cotidiano, esse é um conteúdo que pode aparecer no Enem porque aborda aspectos tecnológicos. Além disso, também envolve aspectos ambientais, pois o descarte incorreto de pilhas e baterias pode prejudicar o meio ambiente, tendo em vista que elas possuem metais pesados. Alternativas para solucionar esse problema também podem ser cobradas na prova do Enem, destacando-se o processo de reciclagem.

* Eletrólise:  transformação de energia elétrica em energia química de modo não espontâneo.

A eletrólise também é importante para o desenvolvimento de substâncias químicas, como metais que não são encontrados na natureza. Um exemplo é a obtenção do alumínio, que é realizada por meio da eletrólise ígnea de uma mistura de alumina e criolita (Aℓ2O3 + Na3AℓF6). Além dos processos de produção de metais que utilizam a eletrólise, o Enem pode abordar também aspectos relacionados com a aplicação da eletrólise, como a eletrólise de purificação, metais de sacrifício, processo de galvanoplastia e as consequências da galvanoplastia para o meio ambiente.

Acesse a seção Eletroquímica em nosso site e tire todas as dúvidas referentes a esse conteúdo!

Agora vejamos exemplos de questões de eletroquímica no Enem:

Exemplo 1: Enem 2013 - Conteúdo de Eletrólise:

Questão 74 do Enem 2013 - caderno azul
Questão 74 do Enem 2013 - caderno azul

Resolução:

Alternativa “c”

O fragmento do romance de Oliver Sacks citado no enunciado da questão refere-se à eletrólise da água. Nesse processo, passe-se uma corrente elétrica vinda de uma pilha por esse líquido, o que resulta em reações químicas de oxirredução que levam à decomposição da água nos gases oxigênio e hidrogênio. A eletrólise é o mesmo processo usado para a obtenção do alumínio a partir da bauxita.

Exemplo 2: Enem 2012 - Conteúdo de potenciais-padrão de redução:

Questão 82 do Enem 2012 no caderno azul
Questão 82 do Enem 2012 no caderno azul

Resolução:

Alternativa “e”

O magnésio oxida-se no lugar do alumínio, atuando como metal de sacrifício. Olhando a tabela de potenciais-padrão de redução, temos o seguinte para o magnésio e para o alumínio:

Mg2+ + 2 e- → Mg   E0R= -2,36 V

Al3+ + 3 e- → Al     E0R= -1,66 V

Podemos observar que o potencial-padrão de redução do magnésio é menor que o do alumínio e, consequentemente, o magnésio tem menor tendência de reduzir-se e maior tendência de oxidar-se. Por isso, ele oxida-se no lugar do alumínio, protegendo-o. 

Portanto, para que um metal possa servir como metal de sacrifício do alumínio, é preciso que ele tenha o potencial-padrão de redução menor que o desse metal. Além do magnésio, os únicos metais listados na tabela que possuem o potencial-padrão de redução menor que o do alumínio são o lítio (Li) e o potássio (K).

Assista às nossas videoaulas