Edital da edição 2013 do Enem está disponível

Há alterações nas regras para isenção e na correção das redações.
Em 09/05/2013 10h34 , atualizado em 10/05/2013 16h30 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Diário Oficial da União (DOU) divulgou na manhã desta quinta-feira, 9 de maio, o edital da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Edital do Enem 2013 contém as regras da prova, as instituições que irão emitir certificado de conclusão ensino médio, as cidades onde serão aplicadas as provas e a Matriz de Referência do Enem 2013. As inscrições começam às 10h da próxima segunda-feira, 13 de maio, e seguem até o dia 27.

Baixe o edital

Isenções serão concedidas para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública e para candidatos com renda mensal familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.017). Até ano passado o valor era de até um salário mínimo per capita.

A taxa continua sendo de R$ 35 e deverá ser paga até 29 de maio. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h, com o mesmo formato de quatro áreas de conhecimento. Sabadistas poderão solicitar horário diferenciado no sábado.

Nessa edição haverá outros dois modelos de provas com letra maior, uma com fonte tamanho 18 e outra 24, para pessoas com problemas na visão. Uma novidade é que no cartão de inscrição das pessoas com condições especiais haverá um telefone para orientações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Redações

Depois de novos problemas e reclamações sobre as redações no ano passado, as regras para correção foram novamente alteradas em 2013, para que ela fique mais rígida. Redações com inserções indevidas, como a receita de macarrão instantâneo, serão zeradas.

Quando a diferença entre as notas dos corretores for de mais 100 pontos a redação passará para o terceiro avaliador. Até 2012 a diferença era a partir de 200 pontos. Após erros grotescos nos textos, como "trousse", agora só serão aceitos desvios gramaticais excepcionais e sem reincidência.

Para esses erros, bem como para a nota máxima de 1000 pontos, os corretores precisarão apresentar uma justificativa. Eles terão mais horas de preparação, serão avaliados e acompanhados, podendo ser dispensados até durante as correções.

O resultado final ainda não tem data para ser divulgado, mas provavelmente será no final de dezembro. Outras informações através da Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC) pelo 0800 616161.

Por Dayse Luan