Topo
pesquisar
Em 09/02/2018 14h24, atualizado em 09/02/2018 14h24

Tire suas dúvidas sobre as inscrições do Enem 2018

Enem

Algumas opções não podem ser alteradas após o prazo de inscrições do Enem, como local de prova. Por Silvia Tancredi
Estudantes precisam de CPF para inscrever no Enem
Estudantes precisam de CPF para inscrever no Enem
PUBLICIDADE

O Enem é o maior exame educacional do Brasil. Criado em 1998 para medir o desempenho dos estudantes no ensino médio, também é muito usado pelos participantes para ingressar em faculdades, tanto públicas quanto privadas. 

Confira as universidades que aceitam o Enem como forma de ingresso

Se você pensa em fazer o exame, é importante que saiba todos os detalhes. O Brasil Escola preparou uma lista com as principais dúvidas dos estudantes sobre a inscrição. Confira!

Quando serão abertas as inscrições para o Enem 2018?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Enem 2018 poderão ser feitas entre os dias 7 e 18 de maio.

Qualquer pessoa pode se inscrever no Enem?

Para participar do Enem, o candidato deve cursar ou já ter concluído o ensino médio. Quem está no terceiro ano ou já o terminou pode usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior. 

Os estudantes que estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros, mas não poderão usar o desempenho para entrar nas universidades. Nesse caso, os inscritos terão acesso às notas 60 dias depois que o resultado for liberado para os demais candidatos. 

Como fazer a inscrição no Enem?

As inscrições do Enem somente podem ser feitas durante o prazo estabelecido pelo MEC. Os interessados devem acessar o site do Enem e preencher o formulário com os dados pessoais. É necessário ter número do documento de identidade, do CPF e um e-mail válido. 

Veja passo a passo como fazer a inscrição no Enem

Qual o valor da taxa do Enem?

Em 2017, os participantes tiveram que pagar taxa de R$ 82. O valor que será cobrado pela inscrição no Enem 2018 ainda não foi divulgado. 

Até quando posso pagar a taxa do Enem?

Na edição de 2017 do Enem, os candidatos podiam pagar a inscrição até cinco dias depois de encerrar o prazo para cadastro.

Quem tem direito a isenção da taxa no Enem?

A gratuidade é concedida a candidatos que se encaixam em um dos três requisitos abaixo:

  • Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
  • Participantes que se enquadram nas exigências da Lei de isenção de taxa de inscrição em vestibulares ou Lei Federal nº 12.799/2013;
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Saiba mais a isenção de taxa do Enem

Quem pode solicitar atendimento especial no Enem?

No momento da inscrição no Enem, o candidato pode escolher entre ter atendimento específico e especializado. No primeiro caso, podem participar estudantes declarados como gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. 

Por outro lado, têm direito a atendimento especializado os candidatos diagnosticados com algum tipo de deficiência física como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, autismo ou discalculia.

Posso escolher onde fazer o Enem?

Sim, o estudante pode escolher a cidade onde fará as provas. Isso significa que não necessariamente ele deve fazer o Enem no município onde nasceu, mas, sim, naquele que escolher no momento da inscrição. No entanto, não é possível escolher o endereço do local da prova.

Quais informações posso alterar depois que concluir a inscrição no Enem?

Durante o período de inscrição no Enem é possível alterar todas as informações, exceto escolaridade e questionário socioeconômico. Depois que o prazo é encerrado, o estudante só consegue alterar telefone, e-mail e senha.

Como saber se minha inscrição foi efetuada com sucesso?

Depois de preencher todas as informações solicitadas e concluir a inscrição, o sistema gera um comprovante com todos os dados fornecidos e gera um boleto para pagamento, caso não tenha optado pela isenção. 

Depois de pagar a inscrição do Enem, em até dois dias a inscrição é confirmada no sistema. Quando isso acontece, aparece uma mensagem “Inscrição confirmada”.

Os estudantes de escola pública têm a inscrição confirmada automaticamente, pois não precisam pagar taxa. Os participantes de baixa renda que solicitarem isenção ficam sabendo se a inscrição foi confirmada assim que o sistema cruza os dados e comprove a situação de carência. Esse processo é automático na maioria dos casos.

Se fez a sua inscrição no Enem, mas não quer mais fazer as provas, você pode cancelar o cadastro. Saiba como!

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola