Diferença entre Enem e Vestibular

Enem e vestibular são exames que têm diferenças em alguns pontos, como, por exemplo, provas e uso das notas
Por Silvia Tancredi , Rafael Batista

Alguns detalhes diferenciam o Enem dos Vestibulares
Alguns detalhes diferenciam o Enem dos Vestibulares
Crédito da Imagem: Shutterstock/ ESB Professional
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A principal diferença entre o Enem e o vestibular é o objetivo pelo qual o estudante faz cada um dos exames. Enquanto as notas do Enem permitem que ele ingresse em programas de acesso à educação superior criados pelo MEC, o vestibular possibilita que o candidato seja aprovado em uma universidade específica.

Embora o Enem e o vestibular tenham como foco o ingresso às instituições de ensino superiores, os dois exames contam com mais diferenças do que semelhanças, que podem ser percebidas especialmente nas provas e no resultado. 

Primeiro, vamos aos conceitos dos exames:

=>Enem - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC). Inicialmente, tinha como intenção avaliar o desempenho dos estudantes que concluíam o ensino médio no ano vigente. Hoje, o Enem é usado exclusivamente como modo de ingresso em diversas instituições de ensino superior, principalmente nas públicas.

=>Vestibular - É uma prova que avalia se o estudante que já terminou o ensino médio está apto para ingressar em uma instituição superior específica. Um exemplo é o vestibular da Fuvest, que é o mais disputado do país.

Tópicos deste artigo

Diferença entre as provas do Enem e do Vestibular

As provas do Enem e do vestibular cobram os conteúdos do ensino médio, mas o formato de cada uma é diferente. Veja abaixo:

Provas do Enem

  • As provas do Enem são compostas por uma redação e 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza);

  • As questões podem ser interdisciplinares, ou seja, podem ser cobradas duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo;

  • A redação do Enem deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo, mas tem uma particularidade: os participantes recebem um tema, que costuma ser uma questão-problema de cunho social. Em seguida, devem dissertar sobre o assunto, mas, ao final, obrigatoriamente, devem apresentar uma proposta de intervenção (solução viável para o problema em si).

Saiba como é a redação do Enem

Provas do Vestibular

  • As provas do vestibular também são formadas por uma redação. Mas, diferente do Enem, as questões são de cada uma das disciplinas específicas ministradas no ensino médio;

  • As questões cobram exatamente o conteúdo de cada disciplina. Entretanto, alguns vestibulares também podem ter perguntas interdisciplinares;

  • A redação do vestibular pode ter vários formatos, conforme a banca que organiza as provas decide. Normalmente, os candidatos podem escolher entre produzir uma dissertação, narração, carta ou outro gênero.

Conheça os tipos de redação que mais caem em vestibulares

Diferença entre a correção das provas do Enem e do vestibular

Outra grande diferença entre o Enem e o vestibular é a forma de correção das provas. Confira:

Correção do Enem

  • O cálculo das notas do Enem segue o Sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesta metodologia, o que importa é a consistência dos acertos e não somente a quantidade.

Correção do vestibular

  • A correção das provas do vestibular normalmente seguem a média aritmética, que é a soma das notas das provas dividida pela quantidade de provas. Contudo, alguns vestibulares podem ter uma forma de correção especifica. Um exemplo é o caso de processos seletivos que exigem Testes de Habilidades Específicas (THE).

Diferença entre as notas do Enem e do vestibular

A principal diferença entre as notas do Enem e do vestibular é onde elas podem ser usadas, uma vez que ambos os exames permitem que os candidatos ingressem no ensino superior. Entenda abaixo:

Notas do Enem

  • Podem ser usadas pelos estudantes para participar de programas criados pelo MEC:

-Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
-Programa Universidade para Todos (ProUni)
-Financiamento Estudantil (Fies)

Notas do vestibular

  • As notas do vestibular são usadas pelos candidatos para entrar em uma universidade específica.