Dicas sobre fontes de energia no Enem

As fontes de energia costumam ser cobradas no Enem exigindo conhecimentos do candidato sobre os seus diversos tipos, características e a relação com o meio natural.
Por Rodolfo F. Alves Pena

As fontes de energia constituem um assunto importante para o Enem
As fontes de energia constituem um assunto importante para o Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Fontes de energia é um tema de extrema importância para a sociedade e conta sempre com um amplo debate no cenário nacional. Não por acaso, já caíram várias questões sobre esse tema no Enem, de modo que a tendência é que esse assunto continue sendo abordado pela banca examinadora nos próximos anos, podendo ser um tema possível até mesmo para as próximas redações.

Em geral, as questões costumam abordar a relação entre o espaço geográfico, a sociedade e as formas de obtenção de energia pelos seres humanos através da exploração do meio, bem como a relação de produção com a preservação do meio ambiente. O exemplo a seguir é extremamente didático para explicar como o Enem costuma cobrar esse tipo de questão no exame:

Questão do Enem de 2012 sobre fontes de energia

Questão do Enem de 2012 sobre fontes de energia

1. terreno plano: isso dificulta a implantação de hidroelétricas, que são mais recomendadas para regiões com uma relativa declividade, onde a queda d'água é mais forte.

2. tempo chuvoso: as condições climáticas apontam para chuvas frequentes, o que indica um menor índice de radiação do sol, fazendo com que a energia solar torne-se inviável.

3. ventos constantes: tal fator favorece a implantação de parques eólicos de energia.

4. poucos recursos hídricos: isso dificulta a obtenção de energia por meio de métodos que utilizam muita água, como as hidroelétricas, as usinas nucleares e termoelétricas em geral.

5. sem combustíveis fósseis: outro fator que atrapalha a produção por termoelétricas.

6. dimensões pequenas: por ser um país pequeno, imagina-se que há pouco espaço agricultável, o que torna o uso de biocombustíveis mais dificultado.

Portanto, a melhor opção, conforme as características do país apontadas no exercício, é a utilização de energia eólica, indicada pela letra E.

Conforme podemos notar, para estudar a temática de fontes de energia no Enem, o estudante deverá atentar não tão somente aos tipos e características das fontes de energia, mas também às condições necessárias para a obtenção de cada recurso e seu devido aproveitamento, de modo a menos agredir o meio ambiente.

Para facilitar os seus estudos, elaboramos uma lista com textos informativos disponíveis no site do Brasil Escola com as informações que devem ser apreendidas pelos candidatos.

Energia elétrica, energia nuclear, energia solar, energia termoelétrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica, combustíveis, biocombustíveis, combustíveis fósseis, carvão mineral, gás natural, carvão vegetal, xisto betuminoso, petróleo, petróleo no Brasil, energia nuclear no Brasil, usina de Itaipu, usina de Belo Monte.

Ao estudar os temas acima indicados, procure sempre se manter atualizado e informado sobre questões polêmicas ou de repercussão recente. Além disso, é sempre bom resolver alguns exercícios sobre o tema. Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários.

Bons estudos e até a próxima!

Assista às nossas videoaulas