Dicas para a prova de Física do Enem

Algumas dicas podem auxiliar os estudantes na realização da prova de Física do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por Joab Silas da Silva Júnior

Mecânica, Eletricidade e Termologia são conteúdos muito recorrentes nas provas do Enem
Mecânica, Eletricidade e Termologia são conteúdos muito recorrentes nas provas do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As questões de Física aparecem na prova de Ciências da Natureza do Enem e têm como assuntos mais recorrentes conteúdos de Mecânica, Eletricidade e Termologia. Preparamos algumas dicas para auxiliá-lo nos estudos para o exame. Vamos lá?

→ Física e cotidiano

As situações-problema propostas nos exercícios geralmente trazem aplicações cotidianas. A ideia sempre é fazer uma relação entre a Física e o dia a dia. Sabendo disso, é importante que o estudante esteja atento às notícias que envolvem conceitos e fenômenos científicos e que sempre busque conhecer aplicações cotidianas dos conceitos estudados.

Imagine alguém que esteja estudando Ondulatória. Além de conhecer as características e os fenômenos que envolvem as ondas, é importante conhecer tecnologias e fenômenos do cotidiano que funcionam a partir delas. Assim sendo, saber como ocorre o arco-íris, o eco, o funcionamento de um forno micro-ondas e a diferença entre rádios AM e FM, entre outros, é de fundamental importância.

→ Raciocínio X Substituições Mecânicas

Questões que podem ser respondidas com a simples aplicação de uma equação e substituição de valores são consideradas questões de substituição mecânica, em que a equação foi decorada e os valores foram simplesmente substituídos na busca de uma incógnita. A tendência do Enem é cobrar raciocínio por meio de questões que relacionem conceitos, necessitem da aplicação de equações diversas e que trabalhem com a interpretação de gráficos e histogramas. Sendo assim, o estudante deve focar em aumentar a sua capacidade de interpretação de textos, habilidade que só pode ser adquirida por intermédio de muita leitura.

→ Conteúdos

  1. Dos conteúdos relacionados com Mecânica, destacam-se o estudo do movimento uniforme e uniformemente variado, as leis de Newton e a conservação da energia mecânica;

  2. Na parte dedicada à Eletricidade, deve-se conhecer muito bem as leis de Ohm e os conceitos relacionados com resistores e circuitos elétricos;

  3. Em Termologia, destacam-se as escalas termométricas e os cálculos de calor;

  4. Para Ondulatória, deve-se conhecer muito bem as características e os principais fenômenos que envolvem as Ondas;

  5. A lei de Snell e o conhecimento dos espelhos e lentes são os assuntos importantes estudados pela Óptica.

→ Dica de leitura

Clique aqui e veja sobre cinco dicas para resolver exercícios de Física.

Assista às nossas videoaulas