Dicas de História para o Enem

O conteúdo de história do Enem busca avaliar no aluno sua capacidade de articular os conteúdos da disciplina com fatos atuais, através da interpretação de textos.
Por Tales dos Santos Pinto

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Os conteúdos de História que são cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão inseridos na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, sendo que é avaliado o conhecimento do aluno através de sua capacidade de interpretação textual e iconográfica. Esta é uma característica comum às provas do Enem, junto à outra que é a interdisciplinaridade.

A leitura e interpretação das questões são primordiais para a resolução das questões do Enem
A leitura e interpretação das questões são primordiais para a resolução das questões do Enem

Em História, para que sejam resolvidas as questões, é necessário que o aluno alie a interpretação textual e iconográfica com o domínio dos conteúdos dessa matéria, de acordo com o que é exigido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento produzido pelo Ministério da Educação (MEC) que orienta os professores de ensino médio de todo o país.

Nesse sentido, por exemplo, o eixo temático Cidadania: diferenças e desigualdades pressupõe que o aluno consiga responder às questões em que são articulados conhecimentos sobre o tema Cidadania e liberdade, tendo os seguintes subtemas:

• A luta pela liberdade

– Rebelião de escravos na Roma antiga;

– Rebeliões e resistências dos escravos no Brasil do século XIX.

• Liberdade para lutar

– Movimentos negros nos EUA: a luta pelos direitos civis;

– Movimentos negros no Brasil: contra a discriminação, por trabalho e educação.

Será cobrado do participante do Enem que ele tenha capacidade de raciocinar sobre questões que relacionem os vários momentos em que a escravidão foi utilizada ao longo da história, bem como as lutas pela liberdade realizadas pelas populações escravizadas, buscando perceber esses movimentos como um processo de construção de cidadania.

Um exemplo deste conteúdo pode ser percebido na questão abaixo, retirada do exame de 2011.

(Enem 2011) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque

A- legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.

B - divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.

C - reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.

D - garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.

E - impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

Para responder a esta questão, o aluno necessita relacionar o processo histórico de formação nacional com a extensa utilização de força de trabalho no Brasil e as contribuições culturais dadas pelos africanos nesse processo formativo, além de perceber, ainda, como a luta por direitos e o reconhecimento da cidadania passam por ações legislativas que buscam impulsionar a percepção da importância e da existência de uma pluralidade étnico-racial no Brasil.

O candidato pode perceber que nesse tipo de questão há todos os elementos apontados acima: um processo histórico de luta pela cidadania pela população africana escravizada no Brasil que resultou em uma legislação contemporânea que visa estimular o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

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