Principais dicas de Ciências Humanas para o Enem

Veja dicas para a prova de Ciências Humanas do Enem, que possui questões específicas e interdisciplinares que abordam a Filosofia, a Geografia, a História e a Sociologia.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesse texto, você encontrará as principais dicas de Ciências Humanas para o Enem, que reúne questões conceituais e interpretativas sobre temas importantes que pertencem a quatro disciplinas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Trazemos para você os principais assuntos abordados em cada uma dessas áreas do conhecimento e dicas de como garantir bons resultados no exame.

Leia também: Quantas questões tem o Enem e como funciona a prova?

Tópicos deste artigo

Como é a prova de Ciências Humanas no Enem?

A prova de Ciências Humanas do Enem é aplicada durante o primeiro dia do exame, junto da prova de linguagens e da redação, e recebe o nome de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ela é composta por um total de 45 questões, numeradas de 46 a 90, cada uma das quais com cinco alternativas de resposta e um tempo aproximado de três minutos para a leitura e resolução. O tempo total para a realização da prova do primeiro dia de Enem é de cinco horas e 30 minutos.

Estão presentes na prova de humanidades do Enem as quatro principais disciplinas dessa área do conhecimento, sendo elas:

No entanto, é importante lembrarmos que as questões referentes a cada uma das disciplinas não aparecem agrupadas em um mesmo bloco, isto é, elas aparecem distribuídas de modo que uma questão de Geografia, por exemplo, pode vir logo na sequência de uma questão de Sociologia, havendo assim uma alternância de temas e disciplinas.

Assim como todas as provas do Enem, as questões referentes às Ciências Humanas estão presentes no Banco Nacional de Itens (BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a instituição responsável pela elaboração e aplicação desse e de diversos outros exames e avaliações em escala nacional. As perguntas são desenvolvidas e revisadas por pesquisadores e professores especializados de diversas instituições de ensino brasileiras, além de testadas em provas destinadas a alunos do ensino básico de escolas públicas.

As provas do Enem apresentam uma matriz de referência composta pelas competências e habilidades que se esperam dos candidatos em cada uma das áreas do conhecimento que são abordadas no exame. Reunimos na tabela a seguir quais são essas exigências com relação à prova de Ciências Humanas. Leia com atenção.|1|

Competência

Habilidades

Compreender os elementos culturais que constituem as identidades

Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder

Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial

Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas

Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.

Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano

Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.

Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Um ponto importante a ser ressaltado é que a prova de Ciências Humanas do Enem conta sempre com algumas questões que abordam temas atuais debatidos amplamente pela sociedade e nas mídias. Seguindo, então, um padrão que já se percebe há alguns anos, demanda-se que o candidato saiba identificar e aplicar corretamente os conceitos básicos de cada uma das disciplinas que compreendem essa área do conhecimento.

As questões de Ciências Humanas do Enem, da mesma forma como acontece em outras áreas, apresentam diversos textos, que podem ser artigos acadêmicos, trechos de livros, notícias, trechos de músicas ou poesias, bem como recursos visuais como fotos, ilustrações, organogramas, mapas e gráficos, que compõem a sua base. Logo na sequência, o enunciado apresenta a problemática central da questão e faz a demanda para o candidato, que deve analisar atentamente as alternativas e indicar a correta.

A interdisciplinaridade é muito importante nas provas do Enem, em especial nas questões de humanidades.

Outra habilidade requerida é a interpretação de textos e imagens, o que ajuda muito o aluno na hora de resolver as questões. No entanto, cabe lembrar que nas últimas provas a leitura atenta dos textos-base tem sido acompanhada pela exigência de conhecimentos mais profundos sobre os assuntos trabalhados pelas disciplinas que compõem as Ciências Humanas.

Quais são os assuntos de Ciências Humanas que mais caem no Enem?

Existem assuntos que são recorrentes nas provas de Ciências Humanas do Enem, ou seja, é quase certo de serem abordados em uma ou mais questões. Por isso, veja a seguir uma lista, separada por disciplina, com os principais assuntos que são cobrados com maior frequência nas humanidades do Enem.

Filosofia

Geografia

História do Brasil

História Geral

Sociologia

Dicas para fazer a prova de Ciências Humanas do Enem

A prova de Ciências Humanas do Enem tem como base uma série de conteúdos bastante densos, complexos e que, como vimos, são apresentados por meio de textos, imagens e outros recursos gráficos que compõem a primeira parte das questões. Assim, a leitura atenta das questões é fundamental para sua resolução.

Para melhor direcionar a leitura dos textos, muitas vezes longos, e torná-la mais eficaz, atente-se ao enunciado da questão e veja qual é o seu comando, já que é ele que orientará a resposta. Assim, ao retornar para o texto, identifique e destaque as palavras-chave e conceitos importantes que auxiliarão na resposta da questão.

A interpretação textual tem também grande importância na prova de humanidades do Enem, mas, como temos observado nos exames mais recentes, somente ela não basta para garantir o acerto em todas as questões. Isso porque é fundamental que sejam entendidos os principais conceitos de cada uma das disciplinas e dos seus temas, além de que se compreendam os fenômenos e as dinâmicas por elas abordados, fazendo assim a correlação com a problemática posta.

Analise com atenção as imagens que acompanham os textos ou o enunciado. Elas podem trazer informações e elementos valiosos para contextualizar as questões. No caso dos mapas e dos gráficos, identifique qual é o tema neles retratados, presente no seu título, e atente-se para as legendas, fundamentais para a interpretação tanto de um quanto de outro.

Da mesma forma como nos textos, o entendimento do conteúdo das disciplinas faz diferença também na leitura dos gráficos e dos mapas. A apresentação de climogramas, por exemplo, pode exigir o conhecimento de um tipo de clima e o comportamento dos seus elementos ou ainda a identificação dos fatores climáticos que atuam naquele clima retratado.

A preparação para a prova de Ciências Humanas demanda a leitura dos conteúdos das disciplinas, mas não precisa ficar restrita a ela.

  • Resgate as provas anteriores, principalmente aquelas aplicadas após a reestruturação do exame em 2009, e realize os exercícios como forma de estudo e também de treino.

  • Recorra a outras mídias como textos on-line, videoaulas, filmes e podcasts para a compreensão de temas e assuntos específicos.

  • Acompanhe as notícias nacionais e internacionais em veículos confiáveis, criando ou reforçando um novo hábito.

  • Estabeleça uma rotina de estudos e lembre-se de guardar um tempo para o lazer, o descanso e as atividades físicas.

Saiba mais: Como montar um plano de estudos para o Enem?

Como são as questões de Ciências Humanas no Enem?

Veja exemplos de questões das provas de Ciências Humanas do Enem.

  • Questão 1:

Questão 49 do caderno azul do Enem 2021.

Resolução:

Alternativa C

Os textos apresentam visões diferentes em torno de um tema em comum, que são as políticas de conservação dos bens culturais. O primeiro ressalta a importância de preservá-los para as gerações futuras, enquanto o segundo lança um olhar crítico sobre a manutenção desses monumentos em espaços dinâmicos e em constante transformação.

  • Questão 2:

Questão 69 do caderno azul do Enem 2021.

Resolução:

Alternativa C

A criação dos órgãos mencionados no texto da questão teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o território brasileiro, compreendendo as principais características regionais com o intuito de promover as políticas de caráter nacionalista, alinhando-se com a postura adotada por Getúlio Vargas durante seu primeiro governo, o Estado Novo, e posteriormente com seu retorno à presidência em 1951.

  • Questão 3:

Questão 71 do caderno azul do Enem 2021.

Resolução:

Alternativa A

O texto faz referência ao processo de desagregação mecânica das rochas, criando sedimentos, seguido do seu transporte e deposição, que podem levar à formação das rochas sedimentares. Assim, o processo geomorfológico descrito é o ciclo sedimentar.

  • Questão 4:

Questão 90 do caderno azul do Enem 2021.

Resolução:

Alternativa B.

A análise da imagem do Texto I e o excerto apresentado no Texto II nos mostram que as atividades consideradas sujas eram destinadas às pessoas escravizadas que apresentavam menor status, o que evidencia a manutenção das hierarquias sociais nas cidades brasileiras em um período que precede a abolição da escravidão.

Acesse também: 20 filmes para estudar História para o Enem

  • Questão 5:

Questão 48 do caderno azul do Enem 2020.

Resolução:

Alternativa A

A maior inserção da mulher no mercado de trabalho não foi suficiente para a garantia de uma condição de igualdade pela manutenção do status quo gerencial, caracterizado pela predominância masculina nos cargos de níveis hierárquicos superiores nas empresas, além de fatores de socialização familiar, como a dupla jornada enfrentada pela mulher, que corresponde ao trabalho fora de casa e ao trabalho doméstico.

  • Questão 6:

Questão 70 do caderno azul do Enem 2020.

Resolução:

Alternativa E

A destruição da cidade de Cartago ocorreu durante a Terceira Guerra Púnica (149 a.C.-146 a.C.), que marcava a expansão das fronteiras extrapeninsulares do Império Romano.

  • Questão 7:

Questão 78 do caderno azul do Enem 2020.

Resolução:

Alternativa C

O modelo toyotista de produção é conhecido pela não acumulação de estoques e pela adequação da produção à demanda.

Veja também: 10 filmes para estudar Geografia para o Enem

  • Questão 8:

Questão 87 do caderno azul do Enem 2020.

Resolução:

Alternativa E

A democracia direta surgida na Grécia tinha como característica a participação direta daqueles que eram considerados povo no exercício do poder.

  • Questão 9:

Questão 65 do caderno azul do Enem 2020.

Resolução:

Alternativa D.

O mapa traz como destaque a região Centro-Oeste do Brasil, principal produtora e exportadora de grãos e outros produtos derivados da agropecuária. O escoamento dessas mercadorias é realizado principalmente por meio das rodovias, que são um tipo de fixo ao qual o texto se refere. Dessa forma, a expansão das rodovias se deu como resposta à projeção do escoamento produtivo, que passou por um rápido processo de crescimento nos últimos anos. Não houve, diferentemente do que se afirma em B, a substituição do modal hidroviário, que ainda é pouco utilizado no transporte interno no Brasil. A afirmação apresentada em A também não é verdadeira, uma vez que os produtos primários, como os da agropecuária, são predominantes na matriz econômica brasileira desde os princípios da formação territorial do país.

Notas

|1| O conteúdo da tabela foi replicado conforme apresentado no documento oficial disponibilizado pelo Inep. Para acessá-lo, clique aqui.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia  

Assista às nossas videoaulas

Artigos de Principais dicas de Ciências Humanas para o Enem


Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
10 filmes para estudar Geografia para o Enem
Veja 10 filmes para estudar Geografia para o Enem. Assistir os longas-metragens ajuda a ter...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
20 filmes para estudar História para o Enem
Confira a seleção de filmes que têm como temas momentos importantes da história e que...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Abordagem da Geografia no ENEM
Confira algumas dicas sobre como os conhecimentos de Geografia poderão aparecer na prova do ENEM!
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Abordagem da Globalização no Enem
Confira uma análise de como tende a ser cobrado o tema Globalização no Enem.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Abordagens de História Contemporânea no Enem
Saiba um pouco das abordagens de História Contemporânea no Enem para realizar uma boa prova.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Abordagens de História da África no Enem
Fique atento às abordagens de História da África no Enem para conseguir fazer uma boa prova.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Abordagens de História do Brasil Império no Enem
Saiba como é abordada a História do Brasil Império no Enem e veja também a análise de uma...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Abordagens sobre a Conquista da América no Enem
Veja algumas dicas acerca das abordagens sobre a Conquista da América no Enem!
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Abordagens sobre o Império Romano no Enem
Veja algumas dicas de possíveis abordagens sobre o Império Romano no Enem e prepare-se para...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Abordagens sobre políticas patrimoniais no Enem
Veja algumas dicas sobre a abordagem de Políticas Patrimoniais no Enem e prepare-se para realizar...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Atualidades no Enem 2015
Confira algumas dicas para estudar atualidades no Enem e alguns apontamentos sobre os principais...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Brasil Colônia no Enem
Saiba como são elaboradas as questões sobre Brasil Colônia no Enem e entenda o que é...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Como estudar Filosofia para o Enem
Clique neste link e veja algumas dicas de como estudar Filosofia para o Enem. Descubra quais...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Como estudar para Filosofia no Enem?
Saiba como se preparar para a prova de Filosofia no Enem.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Como estudar para Geografia no Enem?
Confira os assuntos mais cobrados de Geografia no Enem e descubra as melhores dicas!
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Como estudar para História no Enem?
História no Enem é uma das suas preocupações? Então, leia este texto e saiba como se preparar.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Como estudar para Sociologia no Enem?
Saiba como se preparar para a prova de Sociologia no Enem.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Conceitos de demografia para o Enem
Confira algumas dicas para mandar bem em seus estudos sobre demografia para o Enem. Fuja de...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Dica sobre o Estado Palestino para o Enem
Leia esta dica sobre o Estado Palestino para o Enem, estude os principais pontos destacados e...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Dicas de História para o Enem
Veja algumas dicas de História para o Enem.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Dicas sobre a economia açucareira para o Enem
Veja algumas dicas sobre a economia açucareira para o Enem e prepare-se para realizar uma ótima...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Dicas sobre agricultura no Enem
Confira algumas dicas sobre a prática da agricultura no Enem e prepare-se para resolver questões...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Dicas sobre fontes de energia no Enem
Confira algumas dicas sobre fontes de energia no Enem e aprofunde os seus estudos sobre esse...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Dicas sobre relevo no Enem
Confira algumas dicas sobre relevo no Enem e prepare-se para as questões de Geografia do próximo...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Dicas sobre Revolução Inglesa para o Enem
Veja algumas dicas sobre Revolução Inglesa para o Enem e prepare-se para obter um bom desempenho...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Era Vargas no Enem
Saiba como é abordado o tema da Era Vargas no Enem, como as questões são preparadas e o modo...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Espaço rural no Enem
Confira algumas dicas sobre espaço rural no Enem e prepare-se para fazer uma boa prova!
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Espaço Urbano e Urbanização no Enem
Confira algumas dicas sobre o tema da urbanização no Enem, com apontamentos gerais e resolução...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Geografia no ENEM
Confira algumas dicas para a prova de Geografa no ENEM e conheça os principais temas a serem...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Geologia no Enem
Confira algumas dicas sobre Geologia no Enem e prepare-se para fazer uma boa prova!
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
História da Música Popular Brasileira (MPB) no Enem
O Enem costuma relacionar História com a Música Popular Brasileira (MPB). Veja dicas sobre o tema!
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
História de acidentes nucleares no Enem
Fique sabendo como pode ser abordada a História de acidentes nucleares no Enem e se prepare para...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Impactos ambientais no Enem
Confira algumas dicas sobre impactos ambientais no Enem e prepare-se para fazer uma boa prova!
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Interpretando mapas na prova do Enem
Algumas dicas sobre como ler e interpretar mapas na prova do Enem para se dar bem na hora de...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Noções de economia para o Enem
Confira algumas dicas e conceitos de economia para o Enem e prepare-se para questões que envolvem...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
O tema das migrações no Enem
Confira algumas dicas sobre as migrações no Enem, tema que vem caindo bastante nos últimos anos.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Quais são os conteúdos de Geografia que mais caem no Enem?
Saiba quais são os conteúdos de Geografia mais cobrados no Enem. Veja detalhes sobre as...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Quais são os conteúdos de História que mais caem no Enem?
Clique para saber quais são os conteúdos mais cobrados em História no Enem. Veja a lista de...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Questões de Geografia do Enem 2016 com elevado nível de exigência
Veja se você consegue responder as questões mais difíceis de Geografia do Enem 2016.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Regiões brasileiras no Enem
Confira algumas dicas sobre regiões brasileiras no Enem e prepare-se para fazer uma boa prova.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
República Velha no Enem
Confira algumas dicas sobre temas da República Velha que podem aparecer no Enem. Leia este texto e...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Sugestão de estudo de História para o Enem
Clique aqui e veja algumas sugestões de estudo de História para o Enem.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Temas de História que mais caem no Enem
Confira alguns temas de História que mais caem nas provas do Enem.
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Terremotos e desastres naturais na prova do Enem
Confira algumas dicas sobre temas como os terremotos e outros tipos de desastres naturais na prova...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Trabalho e sociedade nas questões do Enem
Saiba como é a abordagem e a construção das questões sobre o tema do trabalho e sociedade nas...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Uso de charges políticas no Enem
Veja algumas dicas sobre o uso de charges políticas no Enem e prepare-se para fazer uma excelente...
Livros abertos e um globo terrestre sobre uma mesa de estudos de madeira.
Você sabe a resposta das questões mais difíceis de História do Enem 2016?
Leia este texto e entenda as dificuldades em questões de História do Enem 2016.