Desafios para Formação Educacional de Surdos é o tema da redação do Enem 2017

Em 05/11/2017 13h34 , atualizado em 05/11/2017 18h55 Por Agência Brasil

Enem 2017
Enem 2017
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil

A informação foi divulgada agora há pouco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Pela primeira vez, o Enem terá videoprovas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Veja todos os temas de redação do Enem

Hoje (5) é o primeiro dia de prova do exame, e também terá provas de linguagens e ciências humanas. Os candidatos têm cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. O exame começou a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, para cerca de 6,7 milhões de candidatos em todo o país.

O tema deste ano segue a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano passado, o tema foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Violência contra a mulher, publicidade infantil, lei seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos.

Estrutura

O texto da redação do Enem deve ser dissertativo-argumentativo e o candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema.

As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. Também serão eliminados candidatos que fugirem totalmente ao tema proposto e os que escreverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias  apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Polêmica

Ontem (4), a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, decidiu manter a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que determinou a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse os direitos humanos. Apesar disso, a competência cinco, que vale 200 pontos, determina que a redação deve ter uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Esse item não foi modificado pela decisão judicial.

Diante da decisão, o MEC e o Inep reforçaram aos participantes do Enem 2017 que não haverá anulação automática da redação que violar os direitos humanos, como previa o edital do Enem. “Continuam em vigor os critérios de correção das cinco competências, conforme estabelecido na Cartilha de Participante - Redação no Enem 2017”, diz nota.

Sabrina Craide


Relacionados

Enem 2017
Brasil Escola fará correção comentada do Enem 2017
O Brasil Escola divulgará, em tempo real e de forma gratuita, a correção comentada do Enem 2017, nos domingos dias 5 e 12 de novembro.
Notícias
Enem 2017
Enem 2017 entra amanhã no segundo dia de provas
Amanhã, 12 de novembro, é o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.
Notícias
Enem 2017
Enem 2017: nutricionista monta cardápio para o dia das provas
Nutricionista apresenta cardápio ideal para ser seguido do desjejum até a hora das provas do Enem 2017. Confira o que comer antes e durante.
Notícias
Enem 2017
Enem 2017: participante que desrespeitar direitos humanos ainda perderá pontos
Por não ter sido notificado da decisão, Inep não é obrigado a cumprir a suspensão sobre Direitos Humanos no Enem 2017.
Notícias
Enem 2017
Enem 2017: participante que não transcrever frase terá prova corrigida
O participante do Enem 2017 que esquecer de transcrever a frase do caderno de questões para o cartão resposta não será prejudicado e terá sua prova corrigida. A informação foi liberada Inep
Notícias
Enem 2017
Enem 2017: participantes aprovam dia específico para humanas
No primeiro dia do Enem 2017, no último domingo (5), os inscritos responderam, em um mesmo dia, vez todas as questões de disciplinas da área de humanas e produziram a redação
Notícias
Enem 2017
Enem 2017: participantes com mais de 30 anos tentam mudar de carreira
Veja histórias de profissionais que vão fazer o Enem 2017, nos dias 5 e 12 de novembro, para mudar de carreira
Notícias
Enem 2017
Enem 2017: primeiro dia de provas registra maior abstenção desde 2009
Dos 6.731.344 inscritos confirmados, 2.033.590 não compareceram às provas do 1º dia do Enem 2017, resultando em uma abstenção inicial de 30,2%.
Notícias