Motivos que zeram e anulam a redação do Enem

A prova de redação do Enem é decisiva, por isso, é importante atentar para alguns itens que podem fazer com que ela seja anulada.
Por Mayra Gabriella de Rezende Pavan , Adriano Lesme , Adriano Lesme

Para não ter a redação do Enem anulada, é preciso prestar atenção a alguns fatores que são prejudiciais ao texto
Para não ter a redação do Enem anulada, é preciso prestar atenção a alguns fatores que são prejudiciais ao texto
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A redação do Enem é um momento único em que o participante tem a oportunidade de mostrar o que pensa e como pensa, por isso, deve ser bem aproveitado. Infelizmente, o que deveria ser um momento tranquilo para os estudantes, torna-se um grande problema. A maioria dos candidatos preocupa-se com o que fazer para tirar a nota máxima no Enem, mas, às vezes, não se preocupa com o que não deve ser feito, ou seja, o que pode anular a redação do Enem.

A seguir, serão apresentados alguns fatores que podem zerar a redação do Enem. Fique atento:

1 - Fuga ao tema

O tema da redação do Enem deve ser relacionado aos textos motivadores, logo, é importante selecionar as informações, relacioná-las aos conceitos aprendidos ao longo da vida (na escola e fora dela), além de procurar enxergar aquilo que, embora não apareça explicitamente, é importante para o entendimento dos textos.  Somente depois de cumpridas essas etapas, o candidato começa a escrever, por isso, quando alguém foge ao tema, a redação é anulada, já que a compreensão da proposta de redação é uma das competências exigidas pelo Enem.

2 - Não atendimento à estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

O texto deve ser escrito em prosa, ou seja, nele haverá linhas contínuas e parágrafos, além disso, deverá atender à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, portanto, o candidato não poderá fazer um poema, nem um texto narrativo, ou qualquer outro tipo textual que não seja o determinado, caso essa instrução seja ignorada, a redação será anulada.

Saiba mais: as competências avaliadas na redação do Enem

Para não ter perigo de errar, lembre-se de que no texto dissertativo-argumentativo uma tese (opinião) deverá ser apresentada sobre o tema proposto, os argumentos devem ser contundentes, pois devem confirmar ou refutar a opinião apresentada, e também devem estruturar-se de modo coeso (usando bem os elementos de ligação) e coerente (ideias que sejam relacionadas logicamente), respeitando sempre a norma culta (padrão) da Língua Portuguesa. Por fim, necessariamente, deve haver a elaboração de propostas que objetivem solucionar os problemas apresentados, sem que os direitos humanos sejam desrespeitados.

3 - Redação em branco.

Se o objetivo da prova é conhecer o nível linguístico do candidato, se ele não produz, não pode obter nota.

4 - Texto insuficiente.

O candidato que apresentar um texto com menos de sete linhas terá sua redação anulada, pois não cumpriu o mínimo de linhas exigidas. Demonstrando, entre outros fatores, dificuldade de “pensar por escrito”, requisito básico esperado pelas universidades.

5 - Textos que contenham impropérios, desenhos etc.

A redação não pode apresentar nenhum tipo de identificação, portanto, qualquer imagem ou desenho, por menor que seja, anulará a prova. Isso também ocorrerá se houver ofensa a alguém (impropérios).

6 - Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Esse critério de anulação foi estabelecido para evitar que candidatos desrespeitem o exame, colocando no meio das redações textos que não tenham nenhuma conexão com o tema ou com a tipologia textual, como receitas de macarrão, hinos de futebol, biografias etc.

7 - Cópia integral dos textos de apoio ou itens das provas objetivas

Não é permitido fazer cópia de nenhum texto apresentado na prova, seja dos textos de apoio (coletânea da redação) ou das questões das provas objetivas do Enem.

8 - Assinatura, nome, apelido ou rubrica

Os participantes do Enem não podem assinar a redação ou escrever qualquer coisa que permita sua identificação. Os corretores das redações precisam desconhecer o autor do texto no momento da correção.

9 - Texto integralmente em língua estrangeira

Este item é bem óbvio não é, pessoal?! A redação do Enem precisa ser escrita em português. O texto pode ter algumas palavras em língua estrangeira, caso tenha relação com o tema, mas a língua principal tem que ser a portuguesa.

Tópicos deste artigo

Desrespeito aos direitos humanos.

Até o Enem 2016, desrespeitar os direitos humanos, segundo os corretores, resultava em nota zero na redação. Em decisão polêmica, o Superior Tribunal Federal (STF) manteve liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que impedia a redação do Enem de ser zerada apenas por desrespeito aos direitos humanos. No entanto, o participante pode perder pontos na competência 5Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

A prova do ENEM busca estimular o pensamento crítico e a autonomia intelectual, contudo, a crítica deve ser feita respeitando a identidade de cada um e as diferenças entre raças, sexos, cultura, etc. Por isso, o desrespeito aos direitos humanos é punido com perda de pontos. É importante entender que o cidadão possui direitos e deveres e isso deve ser considerado de forma igualitária, portanto, respeito sempre.

Como obter nota máxima

No momento da prova de redação, além de tomar cuidado com os critérios que podem anulá-la, atente, também, para aqueles que podem levar o seu texto a obter nota máxima, como:

  • Compreensão da proposta de redação;
  • Respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  • Apresentação de fatos e opiniões relacionadas ao texto;
  • Defesa de um ponto de vista;
  • Adequação do texto à norma padrão;
  • Elaboração de propostas de intervenção.
Assista às nossas videoaulas