Conteúdo Programático de Química para o ENEM

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

A prova de Ciências Naturais e suas Tecnologias, do ENEM, englobará os conteúdos de Química
A prova de Ciências Naturais e suas Tecnologias, do ENEM, englobará os conteúdos de Química
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Desde 2009 as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) mudaram. Antigamente, o ENEM era uma prova considerada clássica, composta de 63 questões e não havia perguntas de língua estrangeira. Além disso, as provas eram realizadas em um único dia e as disciplinas eram divididas em blocos individuais.

Agora são 180 questões, para serem resolvidas em dois dias. As disciplinas são agrupadas em quatro grandes grupos de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (área na qual a Química está inserida). Ou seja, serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, além da redação.

Este novo formato do ENEM visa acabar com aquela “decoreba” de vestibulares, em que o aluno tinha que decorar fórmulas, datas, valores e acontecimentos. Agora, dá-se prioridade ao raciocínio do aluno, à sua capacidade de resolver situações-problema, de usar a lógica e a interpretação e como lidar com a interdisciplinaridade.

Outro ponto a ser conseguido com esta reestruturação é a democratização das oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, já que grande parte destas instituições adotou o ENEM como um meio de ingresso em suas universidades.

Para que você se saia bem no ENEM, separamos alguns conteúdos da área de Química que cairão na prova deste ano e listamos links de nosso site que explicam cada uma destas matérias. No entanto, não se esqueça de relacionar estes conteúdos estudados com as situações do cotidiano e de se manter bem informado, pois podem ter prioridade assuntos que estão na mídia, como a contaminação em alimentos industrializados e questões ambientais (temas que abordam a relação Química/ Tecnologia/ Sociedade).

1- Transformações Químicas:

2- Representação das transformações químicas:

3- Materiais, suas propriedades e usos:

4- Água:

5- Transformações Químicas e Energia - 

6- Dinâmica das Transformações Químicas

7- Transformação Química e Equilíbrio

8- Compostos de Carbono

9- Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

10-Energias Químicas no Cotidiano –

Assista às nossas videoaulas