Confira o que fazer a um mês do Enem 2016

Provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro para mais de 8 milhões de estudantes.
Em 05/10/2016 17h43 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Atenção, estudante! Falta apenas um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Se ainda não anotou as datas, então marque na agenda: as provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro para mais de 8 milhões de pessoas, em mais de 1.710 cidades. 

O mês que antecede o Enem é o momento para revisar os conteúdos que mais caem no exame. Em parceria com o QG do Enem, o Brasil Escola transmite essa semana um plantão de dúvidas em nosso canal de vídeos. Além disso, professores especialistas de diferentes disciplinas trazem videoaulas gratuitas para você acessar do seu computador, tablet ou celular. Estude a qualquer hora e em todo lugar! 

Se você prefere colocar a mão na massa, as opções são os simulados online e as provas anteriores, pois nada melhor que conhecer o formato do Enem e treinar seus conhecimentos refazendo o exame no conforto de sua casa. Terminado o teste, que tal conferir a correção comentada das questões que acabou de responder e entender melhor seus erros e acertos? Basta acessar aqui

Dicas

Ouvir conselhos produtivos é sempre bom, não é mesmo? Ainda mais se as dicas forem daquela disciplina que você tem dificuldade. Pensando nisso, três medalhistas de uma competição internacional dão dicas de matemática para jovens que vão fazer o Enem. 

Mas a preparação para o Enem não é só no âmbito do estudo. Se exercitar ou buscar métodos de relaxamento, como o yoga, são práticas importantes para um bom desempenho na hora da prova. Especialistas dão dicas de esportes e meditações para que você prepare também seu corpo e mente para o grande momento! 

Ansiedade

Faltando um mês para o Enem, ansiedade é o que não falta na vida dos estudantes. Mas saiba que existem maneiras simples que podem driblar o medo, as expectativas em excesso e o nervosismo, tanto antes quanto durante a prova. Confira o que dizem os profissionais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Redação

A redação é uma das partes mais temidas do Enem. Todos os anos os estudantes tentam adivinhar qual tema será cobrado, já que o Inep escolhe assuntos bem diversificados a cada edição. Para se preparar melhor, confira quais os principais erros cometidos na parte dissertativa da prova e não dê bobeira! 

Veja também: Confira dez possíveis temas da redação do Enem 2016

Sabe o que é melhor? Você pode praticar o seu texto no Banco de Redações do Brasil Escola! Basta enviar sua redação até 25 de outubro que ela será corrigida gratuitamente. 

O Enem

Recapitular nunca é demais, não é mesmo?! Então anota aí: o Enem será realizado no sábado e domingo, 5 e 6 de novembro. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, pontualmente. As provas começam às 13h30, após a realização de todos os procedimentos de segurança, com todos os participantes já nas salas de aula. Lembrando que é o horário de Brasília.

Saiba como é a prova do Enem na prática

O sábado será composto por 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias. Este dia contempla disciplinas como Biologia, Química, Física, História, Geografia, Sociologia e Filosofia e conta com 4h30 de duração. 

O domingo terá 45 perguntas objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias. As provas abordam Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e uma redação, além da Matemática que já dá nome à uma das áreas do conhecimento citadas acima. Este dia é o mais extenso, com 5h30 de duração.

Em breve o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai liberar o acesso aos cartões de confirmação de inscrição do Enem. Esses cartões informam, entre outras coisas, os locais de prova.