Confira o que fazer na véspera do Enem 2017

Checar o local de prova e separar documentos e caneta preta são boas dicas
Em 04/11/2017 04h00 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Falta exatamente um dia para começar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. São esperados mais de 6,7 milhões de participantes em 1.725 cidades brasileiras, nos dias 5 e 12 de novembro.

Neste dia, a recomendação é que você, estudante, se antecipe e realize atividades para deixá-lo mais tranquilo e seguro no dia das provas. O Brasil Escola listou itens importantes para você fazer na véspera do Enem 2017. Confira:

Ficar atento ao horário das provas

A organização do Enem é clara ao afirmar que não são aceitos atrasos. Então, anote: os portões de acesso às salas das provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. O exame começa pontualmente às 13h30.

Lembrar do horário de verão 

Como dissemos, as provas são aplicadas de acordo com o horário de Brasília. Mas, como atualmente é adotado o horário de verão, elas podem começar mais cedo em alguns estados. Veja no mapa os horários em que os portões serão fechados.

Horário de fechamento dos portões do Enem 2017 *Crédito: Inep

Checar o local de prova

É importante verificar, com atenção, onde fará as provas do Enem 2017. A sugestão é pegar agora mesmo o seu cartão de inscrição e checar se conhece o endereço. Se não o conhece, pesquise o local no mapa. Assim, terá ideia da melhor forma de chegar ao lugar.

Separar documentos e caneta

Você somente poderá entrar no local de prova mediante apresentação de um documento de identificação oficial com foto e em bom estado de conservação. Também é obrigatório levar caneta esferográfica de tudo transparente e com tinta preta. É interessante, ainda, levar o cartão de confirmação para encontrar a sala onde fará as provas mais rapidamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
No Enem 2017, somente serão aceitas canetas de tinta preta

Veja o que levar e não levar para o Enem 2017

Alimentar-se de forma adequada

É importante comer de uma forma saudável, porém leve, antes e durante as provas. “O modo como os alimentos são preparados, o tempo de digestão e as propriedades nutricionais podem influenciar, e muito, no desempenho, concentração e disposição do estudante”, explica a nutricionista Fernanda Seiffer. Água, barrinha de cereal e chocolate são boas pedidas para comer durante as provas. Saiba mais.

Relaxar e descansar

Você já se preparou para o Enem 2017. Agora, um dia antes, não é recomendado estudar ou revisar algum conteúdo. O mais interessante é fazer alguma atividade de que goste, como ir ao cinema ou encontrar-se com os amigos, e descansar, dormir mais cedo, para estar descansado e desperto e, com isso, arrasar nas provas. 

Enem 2017

As provas do Enem 2017 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, das 13h30 às 19h e das 13h30 às 18h, em  1.725 cidades brasileiras.

No primeiro dia, os participantes farão uma redação e responderão 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No outro domingo, serão mais 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Veja 7 erros que voce não pode cometer no Enem

O Brasil Escola fará a correção comentada do Enem 2017 logo depois das provas. Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 16 de novembro, e o resultado do Enem está previsto para 19 de janeiro de 2018.


Relacionados