Confira 5 dicas de Espanhol para se dar bem na prova de língua estrangeira do Enem

Separamos 5 dicas que irão te auxiliar a acertar as questões referentes a prova de língua estrangeira de Espanhol do Enem
Por Érica Caetano

Semelhança com o português não torna a prova de espanhol fácil
Semelhança com o português não torna a prova de espanhol fácil
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são constituídas por questões de língua estrangeira, que podem ser de Inglês ou de Espanhol, conforme a opção no ato da inscrição. Por não terem domínio sobre nenhuma das duas opções de língua cobradas, muitos estudantes optam pelo Espanhol por achar que esta se assemelha mais à língua portuguesa. 

No entanto, contar somente com o “portunhol” não fará com que a prova seja mais fácil ou que os resultados sejam positivos. Embora o conteúdo cobrado pelo Enem seja basicamente interpretação textual, algumas “pegadinhas” podem estar presentes nos textos, pegando os desavisados de surpresa. 

Veja a língua espanhola pelo mundo! 

Pensando nisso, o Brasil Escola selecionou 5 orientações dadas pela coordenadora de Espanhol do Colégio Mopi, Andreia Cristina Borges da Silva, acerca da prova de língua estrangeira de Espanhol do Enem. Confira:

Tópicos deste artigo

1. Lo x El

É comum que as pessoas pensem por associação ao português. Com isso, se por aqui os artigos definidos são o, a, os, as, a tradução automática ao espanhol seria lo, la, los e las. Mas não é assim que funciona e é aí que mora o perigo. Tenha cuidado, já que lo é um artigo neutro, que não existe em português e tem a função de substantivar adjetivos ou advérbios. O artigo definido masculino correto é el. 

Exemplo: El libro está en la mesa.

Aproveite e acesse nosso material com dicas sobre preposición.

2. Heterosemânticos

Os Heterosemânticos também são conhecidos como “los falsos amigos”, sendo os maiores responsáveis pelas confusões entre dois idiomas, no caso, Português e Espanhol. Palavras como escoba, exquisito, embarazada, pelado ou oficina, por exemplo, que nos parecem de significado tão óbvio, podem surpreender aos que não as conhecem. 

Portanto, atenção! Os significados não são os mesmos que conhecemos aqui no Brasil. Veja só:

Escoba = Vassoura 
Exquisito = Saboroso 
Embarazada = Grávida 
Pelado = Careca 
Oficina = Escritório

Entenda também sobre los sustantivos.

3. Verbos

Nas provas do Enem, o candidato deverá ler o texto que estará em espanhol e escolher a alternativa correta da referida questão em português. Portanto, é imprescindível conhecer as conjugações básicas de verbos no passado, presente e futuro para poder interpretar bem as questões e respondê-las na sua língua materna.

4. Temas

Temas e discussões atuais são bem explorados nessas provas. Por isso, estar atento aos atuais acontecimentos no país e no mundo podem ajudar a fazer uma boa prova. Fique de olho nos jornais, revistas, redes sociais, etc, além das “expresiones usuales”.

5. Estudos

Não há um conteúdo específico a ser estudado para fazer os exames de espanhol nas provas do Enem. A recomendação geral é refazer provas de anos anteriores, assistir a filmes e ler livros neste idioma, ou seja, adquirir cultura geral e fluência, não esquecendo de sempre procurar as palavras desconhecidas no dicionário e, ao final, construir o seu próprio glossário.

E para auxiliar nisso, o Brasil Escola transmite videoaulas gratuitas até a realização das provas do Enem. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame e resolver provas anteriores do Enem tudo pelo nosso site.

Assista às nossas videoaulas